limpar filtros
Questões por página:
A sequência carisma-rotina-instituição, sugerida por Weber, fornece um percurso mais ou menos regular por que passam as religiões. Nesse sentido, podemos dividir em quatro os momentos do percurso de institucionalização religiosa, a saber: o fundacional, o de crise, o de institucionalização e, finalmente, o de burocratização. Assinale a alternativa que apresenta apenas características do momento de crise.

Acerca dos tipos weberianos de dominação e a organização religiosa, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Tipo carismático: descansa na entrega de um líder munido de dons extraordinários de santidade e heroísmo, portador de uma mensagem revelada.

II. Tipo tradicional: legitimado pela crença na santidade das tradições do passado, repassadas por um senhor a elas vinculado como guardião autorizado.

III. Tipo racional: fundamenta-se na objetividade e legalidade das ordenações estatuídas, sendo estas marcadas pela impessoalidade e pelo exercício da profissionalidade competente.

Na introdução de sua obra clássica, A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber descreve um panorama de racionalização da história ocidental, comparando-a com a história de outros povos do Oriente. O resultado dessa história de racionalização provocou aquilo que Weber chama de desencantamento do mundo. Assinale a alternativa que melhor traduz esse conceito weberiano.
Acerca da tipologia seita-igreja, assinale a alternativa que apresenta apenas características corretas.
Enquanto o homem em sua vida profana experimenta a passagem do tempo, em que, basicamente, um momento é igual ao outro, na vida religiosa, o homem experimenta momentos qualitativamente diferentes. Nesse sentido, qual das concepções a seguir representa a visão que as chamadas religiões monoteístas históricas (Judaísmo, Cristianismo, Islamismo) têm do tempo?