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Segundo o Estatuto dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Betim (MG), Lei Municipal nº 884/1969, assinale a alternativa INCORRETA.
A existência do pluralismo religioso e, portanto, do diálogo entre os diversos sujeitos, em determinada sociedade, vai depender da flexibilidade e da dialogicidade existentes no interior do campo religioso. As razões para a existência da flexibilidade e da dialogicidade estão no interior de cada expressão religiosa e dependem dos seguintes aspectos, EXCETO
Referente às explicações que as diversas religiões procuram dar aos seus adeptos para a vida além da morte, assinale a alternativa correta.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Para a comunidade judaica, o ciclo anual, mensurado por calendário lunissolar, começa, geralmente, em meados de setembro ou começo de outubro, quando se comemora Rosh Hashanah, a cabeça do ano, conforme a tradição, correspondente à data da criação do mundo,3760 anos a. C.

II. Para a comunidade judaica, a necessidade de começar bem o novo ano, renovado, purificado e sem ressentimentos, concretiza-se no grande ritual de Yom Kippur, o dia do Perdão, que inclui jejum completo de vinte e quatro horas.

III. A datação do tempo a partir do que se supunha ser a data de nascimento de Cristo foi proposta por Paulo, em suas cartas, e pelos evangelhos de Mateus e João.

Os símbolos são linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem papel relevante para a vida imaginativa e para a constituição das diferentes religiões no mundo. Sobre os símbolos religiosos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Kipá: uma espécie de pequeno chapéu que os judeus costumam usar para cobrir a cabeça. Ele é símbolo de submissão à vontade de Deus, e coloca o homem em posição de humilde servidor de sua vontade.

II. Lótus: em diversas tradições religiosas orientais simboliza o princípio da reencarnação. Para o Budismo e o Hinduísmo o botão da flor de Lótus na superfície das águas primordiais simboliza a totalidade de todas as possibilidades ainda não manifestadas antes da criação do mundo é também símbolo do coração do homem.

III. Chave: o simbolismo da chave está no fato de servir tanto para abrir como para fechar. Na Umbanda, significa a abertura dos caminhos para a felicidade. No Budismo simboliza a felicidade, pois é utilizada para abrir o celeiro de arroz no Japão (no sentido espiritual simboliza os tesouros escondidos). Para o catolicismo refere-se ao poder concedido ao apóstolo Pedro de ligar e desligar as pessoas ao reino dos céus.