Questões da prova:
IBAM - 2025 - Prefeitura de Arraial do Cabo - RJ - Pedagogo
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Arraial do Cabo - RJ
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de diferentes estágios. Um deles caracteriza-se pelo fato de a criança começar a utilizar a linguagem e o pensamento simbólico. Nesse estágio, o pensamento é egocêntrico e pouco lógico. Também há dificuldade de compreender pontos de vista diferentes do próprio e de entender princípios como a conservação da quantidade. Esse é o estágio:
Concurso:
Prefeitura de Arraial do Cabo - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Há diferentes modelos de avaliação. Quando o próprio aluno reflete sobre o seu aprendizado, reconhecendo conquistas e identificando áreas de melhoria, há claro avanço no campo da autonomia.
Esse modelo de avaliação denomina-se:
Concurso:
Prefeitura de Arraial do Cabo - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Na visão de Libâneo (1990, p.221), “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Além disso, ainda segundo o autor, o planejamento também é:
Concurso:
Prefeitura de Arraial do Cabo - RJ
Disciplina:
Pedagogia
“Ele advoga que o foco do currículo é a experiência direta da criança como forma de superar o hiato que parece haver entre a escola e o interesse dos alunos. Nesse sentido, o progressivismo se constitui como uma teoria curricular única que encara a aprendizagem como um processo contínuo e não como uma preparação para a vida adulta” (Lopes e Macedo,2011, p.23). Nesse trecho, os autores fazem referência às ideias de um grande pensador, filósofo e pedagogo, que é:
Concurso:
Prefeitura de Arraial do Cabo - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Para Ausubel, o novo conhecimento é aprendido quando pode ser relacionado de forma não arbitrária com conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Essa perspectiva é denominada: