limpar filtros
Questões por página:
Durante uma aula de História da Música, um professor analisa a Sinfonia n.º 3, "Eroica", de Ludwig van Beethoven, como um marco fundamental na transição do Classicismo para o Romantismo. Ele destaca que, embora a obra ainda se estruture em quatro movimentos e utilize a forma sonata no primeiro, suas dimensões, sua intensidade dramática e sua carga programática (a dedicatória original a Napoleão) representam uma mudança sísmica. O professor argumenta que Beethoven não "destruiu" a forma clássica, mas a "reforjou" para servir a novos propósitos expressivos, tratando a estrutura musical menos como um molde a ser preenchido e mais como um roteiro a ser vivenciado.

Com base na análise do professor e nos seus conhecimentos sobre este período de transição, a alternativa que sintetiza, com maior precisão, a transformação da linguagem musical na passagem do Classicismo para o Romantismo é:
Leia o caso em hipótese:

Um professor de música do Ensino Fundamental II, buscando superar um modelo de ensino puramente expositivo e centrado na sua própria figura, planeja uma aula sobre forma musical, especificamente a forma canção (ABA). Em vez de simplesmente desenhar o esquema na lousa e apresentar exemplos, ele organiza a turma em pequenos grupos. Cada grupo recebe a tarefa de ouvir uma canção popular diferente (previamente selecionada pelo professor) e, utilizando cartões coloridos, representar a estrutura da música, identificando as seções que se repetem e as que contrastam. Após a análise e representação visual, cada grupo deve criar uma pequena sequência de percussão corporal que mude para cada seção da música (A e B). A aula culmina com a apresentação de cada grupo para a turma, onde explicam sua análise e executam a percussão corporal correspondente.

Considerando a abordagem pedagógica descrita, a alternativa que fundamenta a prática do professor à luz das teorias contemporâneas de educação musical é:
Sobre avaliação, educação musical no contexto atual e contribuições da música na formação do indivíduo, considere as sentenças a seguir:

I- A avaliação, quando orientada por uma intencionalidade formativa, acompanha processos (criação, escuta, performance, reflexão), utiliza critérios claros e devolutivas que regulam as aprendizagens ao longo do percurso.
II- No contexto atual, o ensino de música articula criação, performance e apreciação em diálogo com a diversidade cultural e, quando pertinente e disponível, integra tecnologias digitais de forma pedagógica e crítica, valorizando repertórios locais e globais.
III- A participação sistemática em práticas musicais contribui para o desenvolvimento cognitivo, sensório-motor, socioemocional e identitário, fortalecendo a expressão, a criatividade e o trabalho coletivo.
IV- Para garantir objetividade, a avaliação em música deve priorizar produtos finais mensuráveis (ex.: prova escrita e leitura de partitura), evitando observar processos e contextos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Considere a lacuna do texto a seguir:

Em repertório tonal em modo menor, é frequente (especialmente entre ca.1500–1750) concluir a peça com a tríade de tônica maior — isto é, com o 3º grau elevado por alteração — como um acorde emprestado do modo maior. Essa prática recebe o nome de ____________.

O termo que completa a lacuna do enunciado CORRETAMENTE é:
Observe as quatro armaduras de clave numeradas (1 a 4) na imagem a seguir:

Q41.png (310×73)

Considerando tonalidades maiores, assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE cada uma delas.