limpar filtros
Questões por página:
As cardiopatias congênitas e adquiridas compreendem um amplo espectro de anormalidades estruturais e funcionais do coração e dos grandes vasos, que podem comprometer o débito cardíaco e a oxigenação tecidual. O diagnóstico precoce e a classificação adequada dessas condições são essenciais para orientar o manejo clínico e/ou cirúrgico. Assinale a alternativa CORRETA:

A avaliação pré-operatória tem como objetivo estimar o risco cardiovascular e otimizar as condições clínicas do paciente antes de procedimentos cirúrgicos não cardíacos, considerando o tipo de cirurgia, comorbidades e capacidade funcional. Considerando as recomendações atuais sobre estratificação de risco cardiovascular no período perioperatório, analise as afirmativas a seguir.


I. A estratificação do risco cirúrgico inclui a avaliação do tipo de cirurgia, sendo considerados de alto risco os procedimentos vasculares maiores e os torácicos complexos, que apresentam risco de eventos cardíacos maiores ≥5%.


II. O uso de betabloqueadores no pré-operatório deve ser continuado nos pacientes que já faziam uso crônico, mas não é recomendado iniciar a medicação imediatamente antes da cirurgia em pacientes sem uso prévio.


III. Pacientes com capacidade funcional inferior a 4 METs e múltiplos fatores de risco cardiovasculares devem ser submetidos à estratificação adicional com teste não invasivo, mesmo em cirurgias de baixo risco.



Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

Um homem de 62 anos, hipertenso e tabagista, chega ao pronto atendimento relatando dor torácica intensa, de início súbito, irradiada para o braço esquerdo, associada a sudorese fria e náuseas. O eletrocardiograma mostra elevação do segmento ST em derivações contíguas, e a equipe de emergência inicia medidas de suporte básico, oxigenoterapia e monitorização contínua. Considerando a conduta inicial e o manejo dessas situações críticas, assinale a alternativa correta quanto ao tratamento e à abordagem imediata das emergências cardiovasculares.
Uma mulher de 45 anos, previamente saudável, procura o pronto atendimento com história de dispneia progressiva, edema de membros inferiores e fadiga aos mínimos esforços. Ao exame físico, apresenta estertores bibasais, ritmo de galope e aumento da pressão venosa jugular. O ecocardiograma evidencia dilatação das câmaras cardíacas e fração de ejeção de 30%. Considerando os aspectos fisiopatológicos, classificatórios e terapêuticos das cardiomiopatias, assinale a alternativa correta.
A hipertensão arterial sistêmica é um dos principais fatores de risco modificáveis para doenças cardiovasculares e acomete grande parcela da população adulta. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__) De acordo com as novas diretrizes (2025) da American Heart Association/American College of Cardiology (AHA/ACC), a classificação da pressão arterial em adultos define "HAS estágio 1" como pressão sistólica entre 130-139 mmHg ou diastólica entre 80-89 mmHg.
(__) Nos pacientes com hipertensão estágio 2 (≥140/90 mmHg) sem risco cardiovascular aumentado, as diretrizes 2025 recomendam inicialmente apenas mudança de estilo de vida, sem necessidade imediata de tratamento farmacológico.
(__) As diretrizes brasileiras de 2025 para hipertensão arterial recomendam como meta terapêutica, na maioria dos adultos, manter a pressão arterial abaixo de 130/80 mmHg, salvo contraindicações individuais.
(__) A estratificação de risco cardiovascular no paciente hipertenso passa a incluir, segundo a atualização de 2025, fatores como função renal (albuminúria) e vigilância para comprometimento cognitivo, bem como recomendação para automedida da pressão arterial em domicílio.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: