limpar filtros
Questões por página:
A infecção por Helicobacter pylori é uma condição crônica associada a gastrite, úlcera péptica, linfoma MALT e risco de câncer gástrico, com prevalência de 30-50% na população adulta brasileira.

O esquema de atual tratamento de primeira linha recomendado, priorizando superação de resistências, é a terapia:
A diverticulose cólica e a diverticulite referem-se à presença de divertículos na parede do cólon, desde assintomática até a inflamação aguda ou infecção desses divertículos.

A principal distinção entre diverticulose e diverticulite cólica, considerando aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos para o diagnóstico diferencial é:
Assinale a alternativa que descreve corretamente a doença de Crohn em um paciente adulto jovem, considerando sua apresentação clínica como uma doença inflamatória intestinal crônica.
A esofagite eosinofílica (EEo) é uma doença inflamatória crônica do esôfago, com sintomas de disfunção esofágica (disfagia, impactação alimentar, vômitos ou dor abdominal) e associação a alergias (asma, rinite, eczema). O diagnóstico integra clínica, endoscopia e histologia.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagnóstico de EEo, a padronização histológica e o diagnóstico diferencial.
A colecistite aguda (CA) é uma inflamação súbita da vesícula biliar, geralmente litiásica, manifestando-se por dor abdominal intensa no hipocôndrio direito (sinal de Murphy positivo), febre, náuseas/vômitos e leucocitose.

Qual é o perfil epidemiológico predominante dos pacientes diagnosticados com CA?