limpar filtros
Questões por página:
Paciente adulto e jovem, com história pregressa de gastrite, deu entrada no serviço médico da empresa trazido em maca por seus colegas, alegando ter passado mal subitamente, no seu setor de trabalho, e vomitado sangue de cor vermelho vivo. Ao exame, apresentava-se lúcido, pálido, sudoreico e com extremidades frias.

Esse tipo de hemorragia é denominado
Paciente obeso deu entrada na emergência hospitalar com quadro de dor torácica retroesternal intensa, irradiada para a face interna do braço esquerdo, de início súbito, acompanhada de sudorese, náuseas e vômitos alimentares. Ao exame físico, apresentava-se lúcido, com agitação psicomotora, pele pálida, fria e úmida, hipotenso e taquicárdico. O eletrocardiograma registrou supradesnível de ST em D2, D3 e AVF.

Diante do quadro apresentado, o diagnóstico que se impõe é de
Paciente deu entrada no pronto-atendimento com queixa de estado gripal, febre vespertina, tosse seca e persistente, adinamia, anorexia e queda do estado geral, há cerca de dez dias. Ao exame físico, mostrava-se eupneico, emagrecido, temperatura axilar de 37,8 o C, pulmões com estertores crepitantes de finas bolhas. Raios-X de tórax revelou imagem arredondada e pouco densa no ápice D.

Uma hipótese diagnóstica plausível para esse caso é a de
As unidades hospitalares gerais de atendimento às urgências e emergências instaladas em hospitais gerais de médio porte, aptos a prestar assistência de urgência e emergência correspondentes ao segundo nível de assistência hospitalar de média complexidade (M2), em funcionamento nas 24 horas do dia, são denominadas unidades hospitalares gerais de
Conforme a Portaria GM/MS no 2.048, de 05/11/2002, as atribuições e prerrogativas das unidades básicas de saúde e das unidades de saúde da família, em relação ao acolhimento/atendimento das urgências de baixa gravidade/complexidade, independentemente de estarem qualificadas para atenção básica (PAB) ou básica ampliada (PABA), devem ser desempenhadas