limpar filtros
Questões por página:

Homem de 82 anos, diabético tipo II, em uso regular de Metformina 500 mg, de liberação prolongada, procurou a Emergência do Hospital por ter apresentado perda súbita da consciência, que durou de 3 a 5 minutos.
O exame físico mostrava de alterado somente um ritmo cardíaco irregular, que ao ECG evidenciava extrassistolia supraventricular de alta incidência. Na anamnese dirigida, informava que eventualmente apresentava tonteira e por vezes palpitações.
O médico que o atendeu, o liberou com a solicitação de Holter, e o orientou a procurar o seu médico.
O Holter mostrou: Ritmo de base sinusal, com frequência oscilando entre 45 e 123bpm, com extrassistolia ventricular de baixa incidência, extrassistolia supraventricular de alta incidência, 2 episódios de taquicardia paroxística supraventricular, o maior com frequência de 123bpm, com 12 batimentos, 5 episódios de fibrilação atrial, o maior com duração de 1 minuto, apresentou 2 pausas, sendo a maior com mais de 2 segundos de duração.
Durante a realização do Holter, o paciente referiu palpitações e um episódio de tonteira.
O diagnóstico provável é:

Mulher de 75 anos, branca, do lar, sofre queda em sua residência ao tropeçar na borda do tapete. Não consegue se levantar por forte dor no membro inferior direito.
A família chama o serviço de emergência. Ao chegar ao local o médico percebe que a paciente apresenta encurtamento e rotação externa do MID, o que o faz suspeitar de:
Homem de 37 anos, engenheiro, procura o médico com queixas de diarreia frequente há 2 anos, sem sangue, astenia, desconforto abdominal e depressão.
O exame físico evidencia desconforto à palpação do abdome, aumento do timpanismo e do borborigmo.
Os exames laboratoriais mostram uma anemia microcítica, deficiência de Vit. D, anticorpo anti-transglutaminase tecidual aumentado.

Com base nesses dados, o médico faz o diagnóstico de:
Mulher de 22 anos, estudante de Direito, procura o serviço médico com história de que há 2 semanas surgiram períodos de febre até 38ºC acompanhadas de dores articulares generalizadas, sendo piores em mãos e joelhos.
Os exames laboratoriais mostravam no Hemograma leucopenia e trombocitopenia, o VHS de 95mm na 1ªh, anticorpo anti-cardiolipina positivo, anticorpo anti-DNA positivo, VDRL positivo, FAN positivo e anticorpo anti-peptídeo citrulinado cíclico positivo.

Com base nesses dados, o médico faz o diagnóstico de:

Homem de 72 anos, procura o serviço de emergência com quadro de dor precordial com irradiação para o braço esquerdo, sudorese e sensação de falta de ar, que iniciaram há 40 minutos.
O ECG de emergência evidencia o supradesnivelamento do segmento ST nas derivações D1 e AVL. A dosagem de Troponina está elevada, a creatinina é de 1,8mg/dL, a ureia é 60mg/dL, a glicose 138mg/dL e os demais exames normais.
Imediatamente ele é levado ao cateterismo cardíaco e recebe 2 stents farmacológicos, sem intercorrências.
Quarenta e oito horas após o procedimento, o exame físico mostrava um paciente assintomático, pressão arterial de 132x78mmHg, FC de 72bpm, Sat. O2 99% em ar ambiente, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, murmúrio vesicular audível universalmente, abdome sem massas e/ou visceromegalia e panturrilhas livres.
Os exames laboratoriais mostraram alterações da ureia (126 mg/dL) e da creatinina (3,7 mg/dL).
A partir desses dados, pode-se suspeitar que o paciente: