limpar filtros
Questões por página:
Um estudo de amostragem do call-center de uma empresa prestadora de serviços está sendo realizado com o objetivo de avaliar a equipe de atendimento. Tal estudo verificou que durante um turno de oito horas corridas de expediente, um operador presta 48 atendimentos, trabalhando, efetivamente, 90% do tempo, e o tempo normal de atendimento da equipe é de 7 minutos e 12 segundos por cliente.
Assim, o ritmo de trabalho desse operador é dado pelo coeficiente de valor
O PERT (Program Evaluation and Review Technique ou Técnica de Avaliação e Revisão de Programas), quando usado no planejamento operacional de atividades de produção, constitui um plano relacionado com
Uma empresa que privilegia o princípio da hierarquia, consubstanciada numa estrutura vertical, apresenta uma ênfase organizacional baseada na Teoria
Um operador de torno manual deve acompanhar visualmente todo o corte feito pelo bedame numa peça metálica, enquanto move o cabeçote por meio de duas manivelas acionadas por cada uma das mãos.
De tempos em tempos, durante a operação de corte, ele precisa acessar o seletor de velocidades do mandril com a mão esquerda para ajustar a velocidade de rotação da peça e, quando o faz, deve usar, preferencialmente, o senso
O galpão de uma fábrica apresentava, originalmente, suas paredes em cores escuras, demandando um caro sistema de iluminação. O número de licenças de trabalho por motivo de saúde, de conflitos entre empregados e de acidentes era alto, implicando uma baixa produtividade. A simples pintura das paredes com cores claras e mais alegres foi suficiente para diminuir os gastos com energia elétrica e fazer com que os trabalhadores ficassem mais satisfeitos e motivados. O número de conflitos e acidentes diminuiu, e a produtividade alcançou um nível aceitável.
A contribuição ergonômica dessa medida, tendo em vista a ocasião em que foi feita, pode ser classificada como ergonomia de