FGV - 2015 - TCE-SE - Médico
limpar filtros
Questões por página:
Com relação às melhores práticas na abordagem do tabagismo nos pacientes hospitalizados, é correto afirmar que:
Cabeleireiro, 32 anos, HIV-soropositivo em fase avançada de imunossupressão procura ambulatório, encaminhado para avaliação de provável tuberculose disseminada.
Os sinais sugestivos de doença disseminada por Mycobacterium tuberculosis nesse paciente podem incluir os seguintes achados clínicos e/ou laboratoriais, com EXCEÇÃO de:
Uma bibliotecária, 26 anos, procura o setor de saúde ocupacional queixando-se de chiados no peito, falta de ar e tosse que vem acontecendo, de forma intermitente, em determinadas situações. O exame espirométrico foi normal, não havia outras condições mórbidas que justificassem o quadro. A trabalhadora foi encaminhada para pneumologista, que solicitou a realização de prova broncoconstritora para avaliar a probabilidade de tratar-se de asma, cujo resultado foi positivo.

NÃO seria uma circunstância esperada para o desenvolvimento de asma nessa jovem:
Um armador de estruturas metálicas sinaliza por rádio para o encarregado de obras que irá interromper suas atividades face à mudança brusca do tempo, que está gerando balanço anormal das vigas onde operam outros trabalhadores.

De acordo com a Norma Regulamentadora NR-35 e a Convenção No.155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando há risco grave e iminente para a saúde e segurança de um trabalhador ou de outras pessoas, o trabalhador considerou o referido dispositivo legal aplicável na seguinte situação:
Em fiscalização realizada por solicitação do Ministério Público do Trabalho, higienista industrial da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) constata que em uma operação de desmonte de rochas os marteleteiros estão expostos a um nível de ruído contínuo de 95 decibéis. De acordo com o disposto no Anexo I da Norma Regulamentadora NR-15, a máxima exposição diária permissível para esses trabalhadores é de: