limpar filtros
Questões por página:

Julgue o próximo item, relativo à ISO/IEC 20000, norma de padrão global para gerenciamento de serviços de TI.

Entre as diretrizes dessa norma, embasada nas melhores práticas da ITIL, inclui-se a adoção de um processo integrado de prestação e gestão eficaz dos serviços que responda aos requisitos de negócio e dos clientes.

Tendo em vista que o século XXI é considerado a era da governança corporativa, entendida como o gerenciamento dos serviços e produtos de forma dinâmica e competitiva, desde os macroprocessos, no nível estratégico, até os microprocessos, no nível operacional, necessários ao fornecimento de produtos e serviços aos clientes, julgue os itens subsequentes.

Na versão 3 da ITIL (Information Technology Infraestructured Library), serviço é definido como meio de entregar valor aos clientes, facilitando os resultados que estes querem alcançar, sem terem de assumir custos e riscos; e gerenciamento de serviços é definido como conjunto de habilidades da organização para fornecer valor para o cliente em forma de serviços. A abordagem apresentada nessa versão, embasada no ciclo de vida dos serviços, encerra uma visão integrada de TI, negócios e fornecedores.

Tendo em vista que o século XXI é considerado a era da governança corporativa, entendida como o gerenciamento dos serviços e produtos de forma dinâmica e competitiva, desde os macroprocessos, no nível estratégico, até os microprocessos, no nível operacional, necessários ao fornecimento de produtos e serviços aos clientes, julgue os itens subsequentes.

O modelo COBIT é baseado nos requisitos de negócio, que direcionam os investimentos em TI, nos recursos de TI, que são gerenciados e controlados e se utilizam dos processos de TI, os quais promovem os serviços que disponibilizam as informações necessárias para a organização, que, por sua vez, influenciam os requisitos de negócio.

Tendo em vista que o século XXI é considerado a era da governança corporativa, entendida como o gerenciamento dos serviços e produtos de forma dinâmica e competitiva, desde os macroprocessos, no nível estratégico, até os microprocessos, no nível operacional, necessários ao fornecimento de produtos e serviços aos clientes, julgue os itens subsequentes.

Entre os quatro domínios do COBIT, destacam-se o de adquirir e entregar, que provê soluções e as transfere para se tornarem serviços; e o de monitorar e suportar, que busca receber as soluções e monitorar todos os seus processos.

Considerando a UML (Unified Modeling Language), linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de orientação a objetos, julgue o seguinte item.

Os diagramas da UML 2.0 dividem-se em diagramas estruturais e diagramas comportamentais, possuindo, ainda, estes últimos uma subdivisão representada pelos diagramas de interação