limpar filtros
Questões por página:
Sobre a postura pedagógica da tendência progressista “crítico-social dos conteúdos” pode-se afirmar que:
Paulo Freire inovou a prática e a teoria pedagógicas, tornando-se conhecido pela aceleração de processos de alfabetização, por meio do método que tinha como um dos seus eixos básicos as palavras geradoras. Segundo essa proposta:
A concepção do ensino como um processo de “modelagem comportamental” foi fundamentada nas formulações de Skinner. Esta abordagem de ensino programado se ocupou da adequação dos processos pedagógicos para cada aluno, afirmando a:
Os cursos de formação de professores estão ficando mais ágeis, flexíveis, enxutos, perdendo conteúdo e identidade. Atingir metas tornou-se o grande objetivo da educação. São medidas que colaboram para esta formação docente, que apresenta abordagem gerencialista:
As políticas educacionais neoliberais implementadas no Brasil evidenciam uma nova concepção de educação e, ao mesmo tempo, repercutem negativamente sobre o trabalho docente nos aspectos concernentes às relações de emprego. Dois aspectos que exemplificam a precarização crescente que marcam a realidade a que estão submetidos os professores das redes públicas de ensino são a(o):