limpar filtros
Questões por página:
Sob a ótica da cognição, a avaliação formativa situa-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. Uma das características da avaliação formativa consiste em:
No que diz respeito à avaliação, os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs (2001:81) informam que a avaliação deve subsidiar o professor com elementos para uma reflexão constante da sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, favorecendo, assim a tomada de consciência do aluno e de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para a reorganização de seu investimento no interesse de aprender. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A palavra avaliação nos remete diretamente ao processo de ensino e de aprendizagem porque se constituem em articulações dissociáveis na práxis pedagógica dos docentes. II. As concepções contemporâneas priorizam a avaliação do processo de construção do conhecimento confirmando que esta avaliação se dá através de três momentos: síncrese, análise e síntese. III. A concepção pedagógica tradicional valoriza uma metodologia mais participativa, cuja avaliação é concebida como experiência de vivência; em que o erro no processo ensino-aprendizagem assume o caráter mediador. IV. O momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem, a fim de retomar a prática pedagógica de forma mais adequada.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Garantir a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está na Constituição Federal desde 1988. Acerca da escola inclusiva, é INCORRETO afirmar:
Acerca da existência de outros campos de atuação pedagógica, Libâneo (2010, p.58) disserta que “podem ser definidas duas esferas de ação educativa na prática do pedagogo: escolar e extraescolar”. Com base nessa citação, analise as afirmativas a seguir.
I. A atuação do pedagogo no âmbito empresarial consiste na limitação do bom emprego de técnicas educacionais com o propósito de apresentar ações fortalecedoras das habilidades humanas. II. O enfoque da pedagogia empresarial são os conhecimentos, as competências e as atitudes consideradas dispensáveis à melhoria da produtividade. III. A pedagogia empresarial implanta programa de qualificação e/ou requalificação profissional, produz e difunde o conhecimento, estrutura o setor de treinamento, desenvolve programas de levantamentos de necessidades de treinamento, desenvolve e adéqua metodologias de informação e da comunicação às práticas de treinamento, dentre outros.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
O Projeto Político-Pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola. (VEIGA,2007, p.13.)
Sobre o Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que: