limpar filtros
Questões por página:
Ao se descrever como se estabelece o desenvolvimento mental, Piaget (1971) considerou quatro períodos no processo evolutivo do desenvolvimento. Em relação ao estágio de desenvolvimento cognitivo operatório formal, é INCORRETO afirmar que
A inteligência não aparece de modo algum, num dado momento do desenvolvimento mental, como um mecanismo completamente montado e radicalmente diferente dos que o precederam. Apresenta, pelo contrário, uma continuidade admirável com os processos adquiridos ou mesmo inatos respeitantes à associação habitual e ao reflexo, processos sobre os quais ela se baseia, ao mesmo tempo que os utiliza. (PIAGET,1986, p.23.)
Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a inteligência:
Para Piaget a inteligência é adaptação e o seu desenvolvimento está voltado para o equilíbrio. Sendo assim, a ação humana visa sempre a uma melhor adaptação ao meio. (COSTA,1997, p.07-08.)
A partir da citação, é INCORRETO afirmar que:
Segundo Duarte (1999), “o pensamento Vygotskyano tem como base epistemológica o estudo do desenvolvimento humano (...)”. Considerando as contribuições do pensamento Vygotskyano para a educação, analise as afirmativas a seguir.
I. Na abordagem Vygotskyana, o homem é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações que acontecem em uma determinada cultura. II. Vygotsky não nega que exista diferença entre os indivíduos, que uns estejam mais predispostos a algumas atividades do que outros, em razão do fator físico ou genético. III. Uma das contribuições importantes de Vygotsky para os processos educativos escolares se referem à declinação do unilateralismo na análise da relação sujeito-sociedade.
Estão corretas as afirmativas
Cèlestin Freinet, educador francês, criou sua “metodologia” de ensino com bases psicológicas e educativas, denominada por ele como “o método natural de aprendizagem”. Com base no ato pedagógico e Freinet, assinale a afirmativa INCORRETA.