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As atribuições do Conselho Escolar são definidas em função das condições reais da escola, da organização do próprio Conselho e das competências dos profissionais em exercício na unidade escolar. NÃO se trata de uma função do CE:
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Considerando as informações supracitadas, destaca-se a atuação do Conselho Escolar nas decisões tomadas no cotidiano escolar, tendo o professor pedagogo a função de, EXCETO:
Segundo Abreu (2009), atualmente, o método ativo tem sido amplamente divulgado em universidades estrangeiras e vem construindo diferenciais em instituições brasileiras que inseriram esse referencial em sua organização metodológica. Cabe destacar que sua essência não se constitui em algo novo, pois, ainda, segundo Abreu (2009), o primeiro indício dos métodos ativos encontra-se na obra “Emílio” de Jean Jacques Rosseau (1712-1778), tido como o primeiro tratado sobre filosofia e educação do mundo ocidental e na qual a experiência assume destaque em detrimento da teoria. São considerados princípios do método ativo, EXCETO:
Vasconcellos (2002, p.86-87) descreve essas funções como definição negativa do papel: [...] não é (ou não deveria ser): não é fiscal de professor; não é dedo duro (que entrega os professores para a direção ou mantenedora); não é pombo correio (que leva recado da direção para os professores e dos professores para a direção); não é coringa/tarefeiro/quebra-galho/salva-vidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social etc.); não é tapa buraco (que fica “toureando” os alunos em sala de aula no caso de falta de professor); não é burocrata (que fica às voltas com relatórios e mais relatórios, gráficos, estatísticas sem sentido, mandando um monte de papéis para os professores preencherem – escola de ‘papel’); não é de gabinete (que está longe da prática e dos desafios efetivos dos educadores); não é dicário (que tem dicas e soluções para todos os problemas, uma espécie de fonte inesgotável de técnicas, receitas); não é generalista (que entende quase nada de quase tudo). Contribuem para essa descrição negativa do papel do pedagogo, EXCETO:
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Em relação ao plano de aula do docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação deverá ser realizada somente no final de cada aula, podendo ser informal para fins diagnósticos ou formal para atribuição de notas. ( ) Deve se considerar a objetividade, ou seja, a correspondência do plano com a realidade à que vai aplicar. Deve haver coerência entre os objetivos gerais e os específicos, conteúdos, métodos e avaliação. ( ) Os objetivos gerais se referem ao que o professor espera da assimilação de conhecimentos e habilidades (fatos; conceitos; ideias; relações; técnicas de estudo etc.) e que irá discriminar a forma como que o professor pode avaliar. ( ) O desenvolvimento metodológico irá detalhar a preparação e a introdução do assunto, desenvolvimento, sistematização e aplicação – métodos com que o professor irá desenvolver para alcançar os objetivos propostos. ( ) É um guia de orientação, pois nele são estabelecidos as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente; possui uma ordem sequencial e progressiva. Deve ter flexibilidade, pois, no decorrer das aulas, o plano irá, obrigatoriamente, passando por adaptações em função das situações específica de cada classe.
A sequência está correta em