limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
“Considerando o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida, infere-se que trata do elemento ___________________ da constituição do plano de aula.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
“As diferentes formas de avaliar são decorrentes das concepções que sustentam as práticas de qualquer professor; nesse sentido, avaliar torna-se um ato subjetivo exteriorizado de forma a julgar uma ação. São inúmeras as exigências das secretarias de educação no sentido de que os docentes redirecionem suas práticas avaliativas, incentivando momentos de estudos na própria escola, bem como provendo formação continuada. Desse modo, espera-se que as teorias de diferentes estudiosos que tratam sobre a temática sejam discutidas e colocadas em prática pelos docentes. Verifica-se, ainda, a importância do uso correto da avaliação, como denomina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, em seu Art.24. V ‘a verificação do rendimento escolar observará o seguinte critério: a) a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais’. Infere-se que a modalidade da avaliação que auxilia o professor e, principalmente, o aluno a conhecer suas possibilidades de crescimento, valorizando seu desempenho, deixando de lado a ideia de classificar os alunos.” Trata-se da avaliação:
A avaliação envolve todo o processo de observação e julgamento dos professores durante todo o processo ensino-aprendizagem, e a autora Jussara Hoffmann confirma isso ao dizer: “da educação infantil à universidade, crianças e jovens são constantemente sentenciados por seus comportamentos e tarefas. Formal ou informalmente, cada vez que a criança brinca, fala, responde ou faz tarefas, está sendo observada e julgada por seus professores. A isto denomina-se avaliação”.
(HOFFMANN,2003, p.58.)
Atualmente, encontramos muitos autores que utilizam a avaliação como objeto de estudo, na perspectiva que uma verdadeira aprendizagem se concretize. Diante do exposto, analise as premissas a seguir.
I. A avaliação é integral, pois analisa e julga todas as dimensões do comportamento considerando o aluno como um todo.
II. A avaliação é um processo contínuo e sistemático; portanto, ela não pode ser esporádica nem improvisada; deve ser constante e planejada.
III. A avaliação é funcional, porque se realiza em função de objetivos. Avaliar o processo ensino-aprendizagem consiste em verificar em que medida os alunos estão atingindo os objetivos previstos.
IV. A avaliação é sinônimo de estar e medir. A escola está voltada para o produto e não para o processo; o interessante são os conhecimentos abstraídos no decorrer de sua escolarização.
Está correto o que se afirma em
Embora não tenham recebido este nome a princípio, as metodologias ativas têm suas primeiras faíscas a partir da criação de modelos de educação que contestam os papéis tradicionais de professores e alunos. No Brasil, quem mais defendeu essa base de ensino afirmou que a superação de desafios e a construção de novos conhecimentos a partir de experiências prévias são essenciais para promover o aprendizado; para isso, criou um método de alfabetização que deveria ser “ativo, dialogal, crítico e criticizador”. Dividido em cinco etapas, esse método levava em consideração o universo vocabular do grupo com quem o professor trabalharia; elencava palavras desse universo; criava situações existenciais comuns àquele grupo e, só então, iniciava o processo de ensino-aprendizagem. Considerando as informações supracitadas, infere-se que se trata dos estudos desenvolvidos por:
A rede estadual do ensino do Paraná evoluiu todas as suas notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Seja em língua portuguesa ou matemática, o desempenho cresceu em todos os anos em que a avaliação é aplicada: 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. As notas médias saltaram de 7,08 para 7,59; de 5,42 para 5,53; e, de 4,46 para 4,85, respectivamente. O crescimento fez o estado manter a 1ª primeira colocação nos anos iniciais do ensino fundamental, a 4ª do ensino médio e o avanço da 3ª posição (empatado com o Rio Grande do Sul) para a 1ª nos anos finais do ensino fundamental, ultrapassando Santa Catarina e Goiás.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Parana-temmelhor-nota-media-do-Saeb-no-Ensino-Fundamental-e-quarta-no-EnsinoMedio. Adaptado.)

Ideb 2019 – o Paraná teve a alta mais expressiva do país(de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. No ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional, com a média de 5,1.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Escolasestaduais-com-melhor-desempenho-no-Ideb-sao-homenageadas. Adaptado.)

Considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb, assinale a afirmativa INCORRETA.