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O papel do professor em uma situação interativa em uma aula é muito importante para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem dos alunos, principalmente se esse professor está diante de muitas crianças ou adolescentes surdos com atrasos na exposição à Língua de Sinais.
Por isso uma avaliação na linguagem pode ser aplicada para observar em qual estágio esse(s) aluno(s) se encontra(m) para uma devida intervenção.
Assinale a opção que apresente a orientação básica que deve ser considerada na condução de possível intervenção.
Andrea, professora surda, apresentou uma narrativa em Libras, em que fazia algumas referências de forma contrastiva. Observe a professora:
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Fonte da imagem: QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,2004
Em uma referência não-presente, os pontos estabelecidos respeitam uma estrutura que se apresenta em um espaço à frente do sinalizador, observando-se os contrastes entre os pontos estabelecidos.
Assinale a opção que apresenta um desses processos utilizados pela professora.
Em uma roda de conversa, em que interagiam alunos surdos e ouvintes, um dos surdos sinalizou o seguinte sinal.
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Fonte da imagem: QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,2004
Uma das ouvintes perguntou ao professor surdo porque não houve mudança no movimento da configuração de mão, deste sinal.
Assinale a opção que corresponde a um processo de incorporação da negação em Libras.
Analise a regra morfológica na formação de sinal composto em Libras, a seguir.
“Dois sinais são combinados para formar um composto, observando que frequentemente ocorre que a mão passiva do sinalizador antecipa o segundo sinal no processo de composição.”
Assinale a opção que apresenta um sinal composto a partir da análise feita.
Fonte das imagens; QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,2004
Flávia está trabalhando alguns aspectos morfológicos da Libras com sua classe de alunos surdos, principalmente no que se refere a derivar nomes de verbos pela mudança do tipo de movimento.
Assinale a opção que apresenta o par de sinais para a distinção entre nome e verbo.
Fonte das imagens; QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,2004