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A avaliação como uma das categorias da Didática possui várias funções no processo de ensino e de aprendizagem no contexto escolar. Em uma escola de educação do ensino fundamental, durante uma reunião pedagógica, a docente expõe que em sua prática na aplicação de avaliação opta por uma que fornece subsídios aos alunos para que mostre o aprendizado obtido juntamente com suas capacidades cognitivas para solucionar problemas. Essa é a oportunidade de detectar a adequação do ensino ao aprendizado e repassar um feedback acertado ao estudante. O tipo de avaliação explicada pela professora é a:
As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Para os Autores Libâneo e Saviani, essas formaram a prática pedagógica do país e, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Assinale a alternativa que corresponda a essas duas grandes linhas de pensamento pedagógico.
A proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB (Lei nº 9.394/96), sobre a inclusão escolar das pessoas com deficiência (PcD) trata, entre outras da garantia da matrícula destas crianças preferencialmente nas classes comuns do ensino regular e determina a existência, quando necessário, de serviços de apoio especializado. O artigo 58 da LDB – Lei n.° 9394/96, apresenta o entendimento da Educação Especial de qual forma?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação/LDB prevê em seu artigo 24, inciso VI que “o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação”. Esta previsão no art.24, inciso VI diz respeito ao/ à:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina também os conhecimentos e habilidades essenciais que devem garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. De acordo com a última versão da BNCC, assinale a alternativa que corresponda ao que deve ser garantido na primeira etapa da educação básica.