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A motivação escolar constitui, atualmente, uma área de investigação que permite, com alguma relevância, explicar, prever e orientar a conduta do aluno em contexto escolar. A forma como os indivíduos explicam os seus êxitos e fracassos relacionam-se com a sua motivação, a qual denota geralmente um fator ou fatores que levam a pessoa a agir em determinada direção (Weiner,1979; Bzuneck,2001; Cavenaghi,2009).

Seja qual for a perspectiva que se adote, o que sempre se verifica é a existência de dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca.

Após a leitura atenta do texto, assinale a alternativa que estabeleça de forma correta relação com a motivação escolar.

A avaliação psicológica envolve um conjunto de métodos e técnicas, e os testes são uma parte (muito importante, mas não exclusiva) desse processo. Sobre os métodos e técnicas de avaliação, analise as afirmações a seguir.


I - Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento simples que não requer treinamento especializado. Entrevistas podem ser classificadas em: estruturadas, semi-estruturadas ou informais (não estruturadas);

II – Entrevistas estruturadas seguem um roteiro muito preciso. O entrevistador dispõe de um conjunto de perguntas que devem ser feitas para colher dados específicos que permitam gerar hipóteses diagnósticas ou produzir comparações entre todas as pessoas entrevistadas;

III - Entrevistas semi-estruturadas têm um roteiro pré-estabelecido, embora o entrevistador geralmente tenha algumas questões que deseje explorar. Ele ouve o entrevistado e, em função do conteúdo de sua fala, faz perguntas ou observações;

IV - Entrevistas informais, ou não estruturadas, têm um roteiro e um conjunto básico de questões. Porém, o entrevistador flexibiliza o uso do roteiro e, em função das respostas, pode conduzir a entrevista para outros rumos e explorar outras informações do entrevistado.


Após sua avaliação, assinale a alternativa correta.

A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. Para isso, foi criada a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas.

A Rede de Atenção Psicossocial está presente em sua cidade e atua na Atenção Básica através dos seguintes serviços e/ou equipamentos:

O direito à educação é uma das prioridades do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, e também pode ser visto como responsável pela queda nas taxas de trabalho infantil.

Em 1990, ano de implementação do estatuto, quase 20% das crianças estavam fora da escola. Em 2013, essa taxa era de 7%.

O ingresso das crianças nas escolas fez com que a taxa de analfabetismo também diminuísse 88,8%: de 12,5% em 1990 para 1,4% em 2013. Entre os adolescentes negros, a taxa de analfabetismo diminuiu ainda mais: de 17,8% passou para 1,5%.

Toda criança e adolescente passou a ter direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:

É claro que é mais fácil para um dentista mostrar para o cliente os benefícios de um tratamento bucal do que para um psicólogo, porque são questões mais concretas que envolvem a saúde física, não são tão subjetivos quanto à saúde mental. O profissional da psicologia para gerar valor para o cliente além da experiência subjetiva, precisa seguir as seguintes orientações de acordo com o Código de Ética do Psicólogo: