limpar filtros
Questões por página:
Ao adotar uma metodologia para o trabalho com um componente curricular, o docente deve eleger o fio condutor do processo de ensino-aprendizagem, tendo como base o diagnóstico das necessidades dos estudantes e o contexto em que a escola está inserida. No Documento de Referência Curricular de Mato Grosso, são recomendadas três metodologias para o ensino de matemática, dentre elas, destaca-se a:
Na Base Nacional Comum Curricular, estão definidas dez competências gerais que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento de todo estudante da Educação Básica. Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para:
Marluce é professora da Educação Infantil e defende que, na relação com seus alunos em sala de aula, nunca se deve dizer: SILÊNCIO! Esse seu posicionamento baseia-se na compreensão de que:
Ao definir a organização curricular da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os sistemas de ensino e as instituições escolares podem eleger a transversalidade como possibilidade, que se caracteriza por:
A ideia de aprendizagem ativa não é nova. Pode-se recuperar, na História, a defesa de que a escola deve estar articulada à vida e estabelecer relação entre a teoria e a prática e a forma como o ensino é concebido, por uma necessidade de fazer sentido para o sujeito. Um dos precursores das Metodologias Ativas é: