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Um professor de Matemática organizou os dominós de acordo com um padrão lógico, omitindo a última peça, como mostra a imagem a seguir.

Assim, das peças abaixo, a que completa a sequência é
Uma maloca será construída tendo o seu piso em formato de um hexágono regular cujos lados medem 3 metros de comprimento. Pode-se afirmar que a área ocupada pelo piso desta maloca é igual a, aproximadamente, Adote: √3 = 1,73
O Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) é uma medida de desempenho atribuída ao aluno no final de cada período letivo em uma universidade. O CRA é calculado a partir de uma média ponderada, em que a carga horária da disciplina cursada é equivalente ao peso desta média ponderada. O quadro I apresenta as disciplinas cursadas por um aluno e suas respectivas carga horária e conceito obtido no final do período letivo, enquanto que o quadro II apresenta a equivalência em notas de cada um dos conceitos, para efeito de cálculo do CRA.
Desta forma, ao final do período letivo o aluno terá seu CRA igual a
O gráfico a seguir apresenta a relação entre o volume V de água, em m3, que escoa de um reservatório por meio de um cano, em função do tempo, em horas.

Com base no gráfico e considerando que em, o reservatório estava completamente cheio, o volume inicial de água e o tempo que leva para o reservatório estar totalmente vazio é, respectivamente,
Considere o seguinte excerto:
“Ao longo de minha experiência docente, percebi que usar a investigação no ensino de matemática oportuniza aos estudantes um exercício de leitura, de escrita e de discussão das ideias matemáticas, bem como suas relações com outras áreas de conhecimento. Desde as duas últimas décadas (1995- 2005), percebo que tal exercício pode ser mais enriquecido quando, associado, inserimos aspectos históricos que envolvem a produção de conhecimento matemático no tempo, no espaço e nos contextos socioculturais em que esse conhecimento foi produzido e utilizado. Por esse motivo, considero que essa é uma das formas produtivas para se concretizar um ensino de matemática que oportunize uma educação autônoma, criativa e ampliadora da cognição humana. “ MENDES, Iran Abreu. História para o ensino da Matemática: uma reinvenção para sala de aula. Revista Cocar, Belém, v.1, n.3, p.145-166, jan.2017.
Sobre a história da Matemática, pode-se afirmar o seguinte: