limpar filtros
Questões por página:
As teses de Kant acerca da estética e da teleologia são apresentadas em sua “Crítica da faculdade do juízo” (Kritik der Urteilskraft). Na primeira parte dessa obra, Kant discute a experiência do juízo estético, em particular do belo e do sublime, e também a criação artística. O próprio Kant considera claramente que sua teoria estética é de importância central para a compreensão da chamada “faculdade de julgamento” em geral. Alguns comentaristas também se valeram da teoria estética de Kant para iluminar aspectos específicos das visões de Kant sobre a cognição. Refletindo sobre estas questões, podemos afirmar que, para Kant, o julgamento estético é:
Questões filosóficas ligadas ao “Ser-Feminino” ou à condição humana do gênero feminino podem ser remontadas ao filósofo Marie-JeanAntoine-Nicolas de Caritat, Marques de Condorcet (1743 – 1794). Ele foi um inspirado defensor dos direitos humanos, contribuindo para o “Arqueofeminismo”, influenciando Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft e Simone de Beauvoir. Esta “filosofia feminista” move-se por todas as principais tradições ocidentais da filosofia, além da própria filosofia contemporânea, incluindo a filosofia analítica, continental, pragmatista, somada a outras variantes e interseções. À medida que as filósofas feministas realizam trabalhos em campos filosóficos tradicionais, da ética à epistemologia, elas introduzem novos conceitos e perspectivas que transformaram a própria filosofia. As filosofias feministas também estão traduzindo tópicos filosóficos anteriormente não problematizados, ou pouco problematizado, como o corpo, classe e trabalho, deficiência, família, reprodução, self, trabalho sexual, tráfico humano e sexualidade. Também podemos notar que elas estão trazendo uma lente particularmente feminista para as questões da ciência, globalização, direitos humanos, cultura popular, raça e racismo. Com base na reflexão sobre os movimentos da filosofia feminista contemporânea, analise as afirmativas abaixo:

I. A filosofia de Simone de Beauvoir postula que se aprende a se tornar mulher.
II. A “ética do cuidado” (“ethics of care” ou “ethics or EoC”) é uma ética que prescreve abordagens cuidadosas e femininas para os problemas éticos contemporâneos, em especial, para questões ecológicas.
III. A ética feminista é uma abordagem da ética que visa, entre outras coisas, promover os interesses das mulheres.
IV. A teoria epistemológica do ponto de vista feminista afirma que diferentes grupos sociais têm tipos distintos tipos de conhecimentos.
Estão corretas as afirmativas:

John Locke (1632-1704), foi um dos fundadores do chamado “empirismo britânico”, importante linha filosófica dos séculos XVII e XVIII. Ficou famoso por defender a tese de que todas as nossas ideias vêm da experiência e por enfatizar a necessidade de evidências empíricas para a formulação das leis científicas. Ele desenvolveu uma epistemologia empirista e reflexões sobre a compreensão humana, criando teses que influenciaram os empiristas posteriores, como David Hume. Considerando-se a relação entre a Filosofia de Locke e o Empirismo Britânico dos séculos XVII e XVIII, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) De acordo com Locke, as qualidades primárias dos corpos não são, de forma alguma, semelhantes a esses corpos.

( ) A evidência empírica pode mostrar que o princípio da indução é verdadeiro.

( ) Locke aceita a visão de que temos ideias inatas sobre verdades metafísicas.

( ) Locke argumenta que mesmo que existissem verdades particulares com as quais todos os homens concordassem, esse fato não provaria a existência de ideias inatas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Descartes em sua filosofia adotou o “princípio da adequação causal” como um de seus principais fundamentos metodológicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor explica o princípio citado.
A teoria do conhecimento de Kant teve como um dos seus principais objetivos justificar a possibilidade de conhecimento científico no século XVIII. De acordo com Kant, assinale a alternativa que apresenta qual conhecimento estaria fora dos limites do “conhecimento possível”.