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Existem oportunidades variadas de incluir as famílias no projeto institucional da escola. Uma possibilidade fundamental nessa parceria, segundo o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL,1998), é o fornecimento de informações estratégicas aos pais ou responsáveis sobre áreas que lhe dizem respeito, como as abaixo relacionadas, exceto:
Com respeito à ética profissional, definida em conformidade com os princípios morais aceitos e assumidos em determinado ramo profissional, julgue as características relacionadas abaixo classificando-as como compatíveis (C) ou incompatíveis (I) com a postura ética do cuidador de aluno:
( ) Respeito. ( ) Cordialidade. ( ) Incúria. ( ) Morosidade. ( ) Decoro.
Está correta a sequência indicada em:
O ECA deixa claro, em seu art.53, que a criança e o adolescente têm direito à educação escolar, a qual apresenta as seguintes finalidades: pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Acerca do trabalho adolescente, assinale a única alternativa compatível com o art.60 do referido diploma legal:
Alunos com transtornos globais de desenvolvimento (TGD) apresentam déficits em dois domínios centrais: (1) déficits na comunicação social e interação social e (2) padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades. Atualmente, segundo o DSM-5, todos esses transtornos foram reunidos numa única categoria, a saber:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL,1998), trabalhar com crianças exige que o profissional desenvolva diversas habilidades desde cuidados básicos essenciais, passando por metodologias lúdicas, até ministração de conteúdos específicos provenientes de diversas áreas do conhecimento, sempre numa postura reflexiva para com sua prática e dialógica para com as famílias e a comunidade. É necessário que desenvolva também uma competência polivalente, isto é, que: