limpar filtros
Questões por página:
Determinada IES protocolou no Sistema e-MEC a solicitação de reconhecimento do curso de Educação Física, bacharelado, em outubro de 2020 e recebeu a confirmação da visita in loco em setembro de 2021. Neste ínterim, o curso alterou a matriz e proposta curricular do curso para adequá-las às exigências contidas na Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES nº 6/2018). Diante desta situação, com base na Portaria Normativa nº 19 de 13 de dezembro de 2017, a providência a ser tomada pela IES será:
Os professores das diferentes áreas da Educação Superior, com exceção da área de Pedagogia, quando ingressam em uma IES, passam por treinamentos sobre os procedimentos organizacionais e outras exigências formais, sem ter recebido nenhuma preparação especial para o trabalho docente. Esta realidade, presente ainda hoje nas IES, desencadeia algumas fragilidades principalmente no que tange ao processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. Isto é possível observar a partir dos depoimentos de alguns professores universitários que revelam a falta de compreensão acerca da finalidade da avaliação, ao afirmarem que o processo avaliativo, EXCETO:
Aprendemos desde que nascemos a partir de situações concretas, que pouco a pouco conseguimos ampliar e generalizar (processo indutivo), e aprendemos também a partir de ideias ou teorias para testá-las depois no concreto (processo dedutivo) “[...] não apenas para nos adaptarmos à realidade, mas sobretudo, para transformar, para nela intervir, recriando-a.”
FREIRE,1966.
As metodologias, portanto, devem considerar que:
I A aprendizagem que utiliza como metodologia o questionamento e a experimentação é relevante para uma compreensão mais ampla e profunda da realidade. II As metodologias ativas em contexto híbrido unem a vantagem das metodologias indutivas e dedutivas, uma vez que possibilitam experimentar – teorizar – aplicar. III A aprendizagem é ativa e significativa quando avançamos em espiral de níveis mais simples para mais complexos de conhecimento e de competência em todas as dimensões da vida. IV O processo de aprendizagem é igual para todo e qualquer sujeito, independentemente, das questões sociais, econômicas e culturais do contexto em que está inserido.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas:
Do ponto de vista de Paulo Freire na sua obra Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa, (1996) ensinar exige rigorosidade metódica, isto significa que a prioridade docente é “trabalhar com os educandos, a rigorosidade metódica com que devem se aproximar dos objetos cognoscíveis”. Assim, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
( ) A verdadeira aprendizagem transforma os educandos em sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. ( ) A rigorosidade metódica não é aplicada à “educação bancária”, isto é, não se esgota no ensino de conteúdo que será apenas memorizado pelo educando. ( ) O ensino deve propor condições que exijam a presença de educadores e educandos criadores, instigadores, inquietos e rigorosamente curiosos porque os conhecimentos não podem ser simplesmente transferidos. ( ) O educador reacionariamente pragmático possibilita aos educandos construírem e reconstruírem seus conhecimentos numa perspectiva dialógica.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O Projeto Pedagógico Institucional é o documento que indica os princípios gerais da proposta educativa de uma instituição de Educação Superior, revelando, portanto, seu posicionamento filosófico educacional, que por sua vez, orientará os fins da educação a que se propõe. Um PPI referendado por uma concepção de educação transformadora deve trazer como fundamento uma didática: