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Questões por página:
Sobre o Ensino Religioso, aponte a alternativa que condiz com o que estabelece o art.33 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Marta tem sentido cada vez mais preocupação com ocorrências envolvendo drogas ilícitas por parte dos estudantes de sua escola. Em uma reunião junto aos demais professores e coordenação, propôs a criação de um programa de combate às drogas, pautado em uma política de oferecimento de serviços de saúde integrados à escola. Levando em conta esse contexto, assinale a alternativa compatível com o que preconiza a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Nas escolas de Reggio Emilia, valoriza-se a oportunidade de as crianças serem “antropólogas naturais”, em que possam contribuir para um determinado projeto com seus próprios conhecimentos, sugerir questões e linhas de investigação a seguir, e assumir a liderança no planejamento e as responsabilidades por observações, por informações e pelos artefatos coletados (CAROLYN et al., 1999). Assinale a alternativa que apresenta e justifica um exemplo acertado dessa prática.
As relações entre a educação e a cidadania são centrais do campo pedagógico, em particular quando se tem em mente a escola pública. Nóvoa (2009) problematiza diversas tradições nesse entrecruzamento e afirma que “não podemos pregar cidadania, sem sermos cidadãos”. Assinale a alternativa que converge com o sentido dado pelo autor a essa afirmação e é coerente com a proposta crítica que apresenta.
Maria, professora do Ensino Fundamental, tem pensado na necessidade de trazer para seus alunos contextos de aprendizagem mais ricos, valorizando a pesquisa. Chegou ao método do Estudo do Meio e considerou uma excelente possibilidade. Assinale a alternativa que apresenta um objetivo geral do método, segundo expõem Lopes e Pontuschka (2009), que justifica a escolha de Maria.