limpar filtros
Questões por página:
O grêmio estudantil de uma escola se reuniu para propor um evento voltado às discussões de gênero e à sua relação com desafios como o fracasso do aluno e a violência escolar. Caio propôs uma ação voltada à pauta das masculinidades, o que gerou controvérsias no grupo. Qual fala seguinte expressa uma posição coerente com o que defende Carvalho (2003), tendo em vista uma educação para o respeito à diversidade e ao convívio com as diferenças?
A compreensão da problemática racial é imperativa para os educadores e passa também pelo conhecimento de aspectos conceituais. Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente os conceitos referentes às seguintes descrições, baseadas na obra organizada por Cavalleiro (2001): 1 – atitude negativa, que expressa uma posição psíquica com relação a um grupo ou pessoa, em que se faz uma comparação social tendo como referência positiva o seu próprio grupo.2 – manifestação comportamental que materializa a crença racista, em atitudes que limitam ou impedem o desenvolvimento humano pleno de um grupo de pessoas e mantém os privilégios de outro.
Para Soares (2004), a “desinvenção da alfabetização” denomina a
A Escola Nova foi um importante movimento para renovação das práticas pedagógicas tradicionais, que teve grande força no século XX. Um dos slogans educacionais que representam sua pauta é o “aprender a aprender”. Tendo isso em vista, assinale a alternativa que aponta corretamente a problematização feita por Weisz (1999) sobre esse movimento pedagógico.
Jonas, professor de Matemática recém-chegado a uma escola municipal, afirmou ter preocupação com os altos índices de reprovação que sua disciplina apresentava na unidade de onde veio. Diante dessa inquietação, Márcia, professora experiente de seu novo grupo, indicou a ele a leitura de Alavarse (2009) pela problematização que o texto coloca acerca da organização do Ensino Fundamental em ciclos. Assinale a alternativa que apresenta o que defende o autor a respeito da ligação entre os ciclos e a repetência.