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Ter ciência quanto às rotinas de expedição de correspondência é uma atribuição essencial para um ocupante de cargo de auxiliar de secretaria, uma vez que assim se realizam processos de comunicação externa e se efetiva a transparência de uma instituição. Ao conjunto de operações que enseja o fluxo documental entre setores, empresas e órgãos, possibilitando o acesso à informação e abrangendo o setor responsável pela tramitação de documentos dá-se o nome de:
A redação administrativa, também conhecida como redação técnica, se configura como o conjunto de gêneros textuais comuns aos ambientes corporativos e institucionais. Esses gêneros são marcados pelo uso de linguagem denotativa, objetiva e imparcial, e podem se dar de diversas formas, como ofícios, memorandos, requerimentos etc. Portanto, a função da linguagem comum à redação administrativa é:
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular, descreve as competências e as habilidades que o aluno deve desenvolver em cada etapa de seu processo educacional e formativo. O principal objetivo é promover uma educação de qualidade a partir da equidade e melhoria do ensino, de modo que a experiência escolar torne o aluno apto para exercer sua cidadania ativamente, adentrar o mercado de trabalho e dar prosseguimento aos estudos. As disposições da BNCC englobam:
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular, é um documento elaborado pelo MEC – Ministério da Educação, que preconiza diretrizes para o currículo escolar das instituições de ensino presentes em todo o território nacional. Um dos conceitos nela disposto a partir da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e antecipado pela Constituição, estabelece a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular, a saber:
O setor organizacional, principalmente em seu âmbito administrativo, compreende uma vasta gama de gêneros textuais de uso corriqueiro, em virtude da constante necessidade de comunicação, transparência e prestação de contas. Alguns desses gêneros podem ser facilmente confundidos em razão de partilharem semelhanças entre si. Não obstante, atentar-se para suas divergências é fundamental para o pleno cumprimento das atribuições de um cargo administrativo. Um exemplo de distinção entre uma carta comercial e uma circular, é que a carta comercial