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O uso de tecnologia na educação tem desafios e preocupações inerentes aos profissionais da área. A tecnologia possibilita uma variedade de processos de ensino e aprendizagem, mas ao mesmo tempo tem seus riscos e desafios. Apesar de o ensino-aprendizagem mudar de acordo com a evolução da sociedade, nunca houve tantas alterações como nas duas últimas décadas. E essas transformações só ocorreram por conta da Revolução Digital, que trouxe smartphones, computadores, notebooks e tablets, que facilitaram, e muito, o acesso a conteúdos, agora disponibilizados em diversos formatos, outra consequência dessa evolução. Ao incorporar a tecnologia na educação amplia-se o potencial de transformar o processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente, acessível e adaptado às necessidades individuais dos alunos. O uso de tecnologias aliado às práticas pedagógicas se enquadra dentro da cultura digital, que é uma das dez competências definidas como essenciais para a transformação da educação na BNCC.
(Disponível em: https://www.educamundo.com.br/blog. Adaptado.)


Sobre o exposto e, ainda, considerando o uso da tecnologia no âmbito da aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
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“_______________ foi o grande defensor da abordagem comportamentalista, que se fundamenta no papel da recompensa ou reforço; parte da premissa de que toda ação que produza satisfação tenderá ser repetida e aprendida. O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levem à competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. E a escola é a agência que educa formalmente, onde não é necessário oferecer condições para que o aluno explore o conhecimento, explore o ambiente, invente e descubra.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
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“Na abordagem ______________, a educação tem em primeiro lugar a finalidade da criação de condições que facilitem a aprendizagem, de forma que seja possível o desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional do estudante. Tudo o que estiver a serviço do crescimento pessoal, interpessoal ou intergrupal é educação. O objetivo da educação será uma aprendizagem que abranja conceitos e experiências, tendo como pressuposto um processo de aprendizagem pessoal. Nesse processo, os motivos de aprender deverão ser os do próprio aluno.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
As organizações bem-sucedidas são aquelas que sabem conquistar e motivar as pessoas para que elas aprendam e apliquem seus conhecimentos na solução dos problemas e na busca da inovação rumo a excelência.
(KOULOPOULOS,1997 apud CHIAVENATO,2009, p.134.)

Para Chiavenato (2005), o trabalho está se tornando cada vez menos físico e cada vez mais mental, a atividade humana está deixando de lado o trabalho braçal, pesado, repetitivo e imitativo para dar espaço cada vez mais ao trabalho criativo e inovador. Os trabalhadores deixaram de ser meros fornecedores de mão de obra para serem fornecedores de conhecimentos aliados à competência. O pedagogo dentro de uma organização tem como um dos objetivos principais auxiliar o desenvolvimento comportamental e psicológico das pessoas, para tanto o treinamento é um dos recursos do desenvolvimento de pessoal. Considerando o exposto, é necessário que o treinamento alcance:

I. Pensamento sistêmico: possibilita verificar que todas as partes de uma organização estão interligadas, ou seja, pensar contemplando o todo.

II. Acompanhamento de mudanças: pode ajudar a equipe a se adaptar a mudanças no ambiente de trabalho, como novas tecnologias ou processos.

III. Melhores relações interpessoais: podem abordar questões de comunicação e trabalho em equipe, melhorando as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

IV. Engajamento dos funcionários: investir no desenvolvimento dos funcionários, aumentando seu engajamento e satisfação no trabalho, levando a um ambiente de mais positivo.

V. Evasão de talentos: receber treinamento e desenvolvimento adequados; funcionários são mais propensos a evadir da organização, pois, após melhoria de desempenho, sempre buscam uma melhor adequação profissional.


Está correto o que afirma em
Por muito tempo a escola foi considerada a instituição social que seria capaz de minimizar as diferenças de origem e aumentar a igualdade de oportunidades para as pessoas. De fato, é esta a função social da escola em uma sociedade democrática e justa. O direito à educação, tal como definido pela Constituição Federal de 1988 e por outros instrumentos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), busca assegurar que todas e todos tenham oportunidades de acessar as instituições escolares e que encontrem nelas as condições propícias para concluir suas etapas, na idade certa, com níveis satisfatórios de aprendizagem para que possam exercer plenamente sua cidadania, ter cotidianos saudáveis e se inserir no mundo do trabalho. A educação é direito fundamental e ao mesmo tempo um dos pilares para o desenvolvimento das pessoas, do ponto de vista social, cultural, político e econômico.

(Disponível em https://desigualdadeseducacionais.cenpec.org.br.)


Considerando que todo os estudantes, público-alvo da modalidade de educação especial, ou seja, educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, devem ter a garantia do seu direito de acesso e permanência a uma educação de qualidade, são recomendações prioritárias, EXCETO: