Filtrar


Questões por página:
No período de um ano, uma indústria teve 50 acidentes. A área de segurança no trabalho da indústria imagina se o dia da semana é um fator influente no número de acidentes. Com base nos dados coletados, dispostos na tabela abaixo (Tabela 3), foram feitas diversas suposições. Uma delas está errada.

Imagem associada para resolução da questão

Tabela 3

A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Como hipótese nula num eventual teste de hipóteses a se realizar, pode-se supor que o dia da semana não influencia a quantidade de acidentes, isto é, todos os dias são igualmente prováveis.
( ) Na situação descrita pode ser aplicado um teste de aderência χ2 (Qui-quadrado).
( ) Aplicado um teste de aderência χ2, os resultados obtidos foram: χ2crítico = 9,49 e χ2teste = 11,4. Dessa maneira, podemos concluir que ocorrem mais acidentes às sextas-feiras.
( ) Aplicado um teste de aderência χ2, cuja hipótese nula foi de que os dias são igualmente prováveis, contra a alternativa de que não o são, os resultados obtidos foram: χ2crítico= 9,49 e χ2teste =11,4 . Dessa maneira, podemos concluir que não se pode aceitar que os dias sejam igualmente prováveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Se uma moeda é honesta, espera-se que em 50% das vezes em que ela é lançada apareça cara. Uma moeda foi lançada 50 vezes, e em 20 apareceu cara. Usando nível de significância de 1%, podemos afirmar que:(use a Tabela 2 abaixo na solução da questão).

Tabela da distribuição normal padronizada – P(0≤Z≤z)

Imagem associada para resolução da questão


Tabela 2 Fonte: Stevenson, W.J.1986. Estatística aplicada à administração. São Paulo, Harbra, p.461.

Observe o diagrama de dispersão abaixo (gráfico 2) e assinale a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão

Gráfico 2
Em 1995, uma cidade tinha 10.000 habitantes. A taxa de crescimento exponencial é de 10% ao ano. A população da cidade aumentou, entre 1993 e 1997 em aproximadamente:
Uma amostra de 12 executivos que ocupam altos cargos em empresas multinacionais mostrou que o salário médio (em unidades monetárias – u.m.) era de 500 u.m. A amostra revelou ainda salários de 560 u.m.,570 u.m. e 490 u.m., aparecendo duas vezes cada um deles e 480 u.m., apenas uma vez. Os outros executivos tinham o mesmo salário. A moda dos salários nessa amostra é: