Filtrar


Questões por página:
Conforme a perspectiva de José Carlos Libâneo (1994), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Segundo Libâneo (1994), a avaliação no processo de ensino-aprendizagem deve estar articulada à prática pedagógica e ao desenvolvimento dos alunos, superando a visão meramente classificatória.

PORQUE

II. A avaliação deve orientar o ensino, possibilitando a identificação de dificuldades e a reorientação das estratégias pedagógicas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A avaliação é um componente essencial do processo de ensino-aprendizagem, pois permite acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, ajustar estratégias pedagógicas e promover a aprendizagem significativa. Sobre os princípios e práticas da avaliação educacional, assinale a alternativa INCORRETA.
Visualizar Questão Comentada
A educação profissional no Brasil possui uma trajetória marcada por transformações sociais, econômicas e políticas, refletidas em diversos marcos legais e institucionais. Sobre essa constituição histórica e legal, assinale a alternativa INCORRETA.
A formação de professores, sob a perspectiva das pedagogias ______________, valoriza o protagonismo docente na construção de saberes e práticas educativas. Nesse modelo, o educador é visto como sujeito _________________________, capaz de integrar teoria e prática por meio de experiências significativas. A formação contínua, pautada no diálogo, na escuta e na problematização da realidade escolar favorece o desenvolvimento de competências críticas e criativas, essenciais para a atuação em contextos diversos e dinâmicos. Assim, o professor deixa de ser mero _____________ e passa a ser _____________, comprometido com uma educação transformadora e inclusiva.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Visualizar Questão Comentada
As metodologias ativas têm ganhado destaque no cenário educacional contemporâneo por promoverem maior engajamento dos estudantes e favorecerem a construção significativa do conhecimento. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando algumas das principais metodologias utilizadas atualmente às suas respectivas características.

Coluna 1

1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). 2. Sala de aula invertida. 3. Gamificação. 4. Ensino híbrido. 5. Cultura maker.

Coluna 2

( ) Combina atividades presenciais e online, promovendo flexibilidade e personalização do ensino.

( ) Estimula a resolução de problemas reais por meio de projetos interdisciplinares e colaborativos.

( ) Utiliza elementos de jogos para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos.

( ) Incentiva a criação de protótipos e soluções práticas, valorizando o “aprender fazendo”.

( ) O aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo de aula para atividades práticas e discussões.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: