Filtrar


Questões por página:
A Política Nacional de Saúde Mental busca garantir o respeito aos direitos humanos e à dignidade das pessoas com transtornos mentais, priorizando a inclusão social e o cuidado em liberdade. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
A regulamentação dos princípios do SUS, por meio da Lei nº 8080/90, permitiu deslocamentos decisivos para o acesso e para a concepção do que seja saúde. Especificamente, a Atenção Básica, a integralidade e, por seu turno, a Psicologia. Considerando o contexto, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
A atuação do psicólogo em cuidados paliativos prioriza a humanização e o acolhimento integral do paciente, visando aliviar o sofrimento emocional e garantir dignidade. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.
A atuação da Psicologia Hospitalar envolve reflexões teóricas e práticas específicas que buscam humanizar e ampliar a assistência à saúde. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Psicologia Hospitalar no Brasil se consolidou como uma especialidade reconhecida, com ênfase em atender pacientes, familiares e equipes multiprofissionais no ambiente hospitalar.
II. A prática da Psicologia da Saúde no Brasil é amplamente restrita aos hospitais, não abrangendo outros serviços de saúde, como postos de saúde e CAPS.
III. O aperfeiçoamento profissional e a supervisão de casos contribuem para a qualidade da prática hospitalar dos psicólogos.
A intervenção psicológica visa oferecer suporte emocional e estratégias de enfrentamento, promovendo o bem-estar e a saúde mental em contextos de crise ou tratamento contínuo. Sobre a atuação da Psicologia em desastres e emergências, assinale a alternativa correta.