Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil,2017), o tratamento didático do Ensino Religioso:

I.Contribui para o crescimento da fé dos alunos iniciando-os em uma confissão religiosa.
II.Favorece o desenvolvimento integral do sujeito, com vistas ao exercício da cidadania.
III.Promove o respeito à diversidade cultural religiosa, sem proselitismos.
IV.Instrumentaliza o estudante a distinguir as religiões "boas" das "ruins".
V.Reconhece os diferentes princípios e valores religiosos e não-religiosos existentes na sociedade.

É correto o que se afirma em:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil,2017), a interculturalidade e a ética da alteridade constituem os fundamentos epistemológicos e metodológicos do Ensino Religioso. Isso significa dizer que:

I.A interculturalidade endossa a confessionalidade como paradigma ideal para a escola pública.
II.A interculturalidade promove o reconhecimento das culturas e tradições religiosas.
III.A ética da alteridade tem no proselitismo religioso um mecanismo para a formação cidadã.
IV.A interculturalidade contribui para um tratamento equânime a todas as crenças religiosas e filosofias de vida.
V.A ética da alteridade reconhece os diferentes e as diferenças como sujeitos legítimos com igualdade de direitos.

É correto o que se afirma em:
O conhecimento religioso, objeto de estudo do Ensino Religioso, é entendido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil,2017), como:

I.Parte integrante do patrimônio imaterial da humanidade.
II.Conjunto de conhecimentos simbólicos de grande relevância na vida de indivíduos e grupos sociais.
III.Crenças e doutrinas produzidas a partir do século II a.C. pelas atuais grandes religiões do mundo.
IV.Resultado da busca humana por respostas aos enigmas do mundo, da vida e da morte.
V.Conhecimentos produzidos pelas filosofias de vida e pessoas sem religião.

É correto o que se afirma em:
As teorias de aprendizagem e desenvolvimento fornecem bases para a compreensão de como os indivíduos aprendem e se desenvolvem ao longo da vida. Qual das alternativas a seguir apresenta uma teoria de aprendizagem, seu principal autor e uma de suas principais ideias?
A avaliação no ambiente educacional é um processo amplo e contínuo, que envolve diferentes atores e modalidades de avaliação. Qual das alternativas a seguir apresenta uma relação coerente entre uma modalidade de avaliação e seu principal objetivo?