Filtrar


Questões por página:
Em uma escola pública, o coordenador pedagógico Carlos está implementando um projeto para avaliar e melhorar a qualidade social do ensino. Ele utiliza os Indicadores de Qualidade Social da Escola Pública como referência, buscando avançar no campo avaliativo e promover uma educação mais inclusiva e participativa. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:
I. Os indicadores de qualidade social consideram apenas os resultados acadêmicos dos estudantes, priorizando índices como aprovação e desempenho em avaliações externas.
II. A participação da comunidade escolar na avaliação institucional é fundamental para identificar aspectos que necessitam de melhoria e promover a gestão democrática.
III. A qualidade social da escola pública envolve não apenas o ensino-aprendizagem, mas também a equidade, a inclusão e o respeito à diversidade.

Está correto o que se afirma em:
Fernando Hernández, em sua obra Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho, defende a importância de uma pedagogia que promova a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Assinale a alternativa que melhor representa essa concepção.
Acerca do conceito de barbárie na educação, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) A barbárie na educação se manifesta na ausência de liberdade de ensinar e a não imposição de um currículo homogêneo e padronizado.
(__) A barbárie pode ser compreendida como a negação da educação crítica e reflexiva, que visa à formação de cidadãos conscientes e transformadores.
(__) A educação contra a barbárie se constrói por meio do diálogo, da valorização da diversidade e do respeito à individualidade.
(__) A barbárie na educação se caracteriza pela promoção da intolerância, do preconceito e da discriminação.

A sequência está correta em:
Jaqueline Moll, em sua obra "Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos", discute a educação integral como um direito que se concretiza por meio da ampliação dos tempos e espaços educativos. Assinale a alternativa que melhor representa essa concepção.
Maria Teresa Égler Mantoan, em Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?, defende uma inclusão escolar que vá além do acesso à escola, garantindo a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I.A inclusão escolar, na perspectiva de Mantoan, pressupõe a transformação da escola em um espaço que acolha a diversidade e valorize as diferenças, promovendo a aprendizagem de todos os alunos, com ou sem deficiência.
II.A inclusão escolar se efetiva com a criação de classes especiais para alunos com deficiência, separando-os dos demais alunos para que recebam atendimento individualizado de acordo com suas necessidades específicas.
III.A inclusão escolar, segundo Mantoan, implica em adaptar os alunos com deficiência ao ambiente escolar, de modo que se ajustem às normas e aos métodos de ensino tradicionais, garantindo a uniformidade do processo educativo.