Filtrar


Questões por página:

(Concurso Milagres/2018) Observe a imagem:

Imagem associada para resolução da questão

Figura : disponível em http://antigoegito.org/208/

"(...) Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra e vens dar vida ao Egito! Misteriosa é a tua saída das trevas; Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu - inesgotável - que dás de beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, Nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, Garantindo a prosperidade aos templos. Se paras a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação." (Adaptado de: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de Documentos Históricos. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação,1978, p.55. Domínio Público).

Considerando as relações estabelecidas entre a sociedade e a cultura no Egito Antigo e o Rio Nilo, é correto afirmar:
Cláudio de Cicco escreve, ao abordar a figura do Faraó: “considerado um semideus, o faraó era senhor absoluto. Sabemos, por outro lado, que interpretava o querer da classe sacerdotal, a qual de fato detinha poderes sem limites. O regime egípcio era, pois, a monarquia com aristocracia, ou seja, o poder real era limitado pelo colégio sacerdotal.”
(DE CICCO, Cláudio. Direito: tradição e modernidade. São Paulo: Ícone Editora,1993.)

O poder monárquico é concebido como um poder ativo, dinâmico, fonte da maior parte das maiores iniciativas; e ele, o Faraó
Considerando a Antiguidade Oriental e a Clássica, com seus desdobramentos na Europa Medieval e Moderna, julgue o item.

Na Europa Medieval, a Igreja Católica era a instituição mais poderosa, por sua organização centralizada em meio à fragmentação do poder da aristocracia, por sua universalidade, ao atingir todos os recantos, e por sua força espiritual e temporal.
Considerando a Antiguidade Oriental e a Clássica, com seus desdobramentos na Europa Medieval e Moderna, julgue o item.

A Idade Média europeia ocidental foi um período marcado pela preponderância do sistema feudal; nele, o poder estava nas mãos de uma nobreza proprietária de terras, e as relações sociais de produção eram preponderantemente servis.