Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó, no Egito Antigo, tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas para os faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos. II. Embora não tenha sido um movimento exclusivamente religioso, as cruzadas tiveram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como fator importante de sua formação. Assim, o termo “Cruzada” foi utilizado para designar qualquer dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Na história da civilização hebraica, o episódio da saída dos hebreus do Egito e a consequente volta a Canaã é chamada de Continuum. Esse episódio está descrito no livro sagrado dos israelitas, a Bíblia, o qual narra que esse povo abandonou a escravidão no Egito por sua fé em Javé, que escolheu Israel como seu povo. Liderados por seu profeta, Moisés, eles viajaram pelo deserto até o monte Sinai, onde Javé lhes promete a terra de Canaã como recompensa por sua fidelidade. II. No Egito Antigo, inicialmente, os egípcios se organizaram por meio de um conjunto de comunidades patriarcais chamadas de Pankos. Os Pankos eram controlados por um chefe chamado Pankanê, o qual possuía autoridade sobre todos os aspectos religiosos, econômicos e familiares. Ou seja, o Pankanê determinava com quem cada mulher deveria se casar, quais os rituais que deveriam ser realizados aos deuses e com quais tribos, ou outros Pankos, aquele grupo poderia realizar a troca de mercadorias.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. No Egito Antigo, as pirâmides eram túmulos dos camponeses. Para o seu interior, era levada uma grande quantidade de objetos utilizados na agricultura, pecuária e fabricação de cerâmica. Assim, para que o sepultamento pudesse ocorrer, era necessário reunir todos os pertences do camponês, seus bens pessoais e familiares e, com o auxílio de alguns escravos, transportar todo o material para o interior da pirâmide, onde ele seria cremado após um funeral de sete dias. II. A figura de Getúlio Vargas está indelevelmente associada às conquistas dos direitos sociais dos trabalhadores urbanos. Prova disso é que seu principal legado foi a edição de normas de proteção ao trabalho, conhecida como Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de 1943. Ainda na área trabalhista, Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), o Ministério da Justiça e o salário-mínimo (1804), a carteira profissional, a jornada semanal de 48 horas de trabalho e as férias remuneradas.
Marque a alternativa CORRETA:
Em seu livro As raízes clássicas da historiografia moderna, o historiador italiano Arnaldo Momigliano afirmava que “a historiografia grega em seus estágios mais antigos preocupava-se com a Pérsia e que era praticada por pessoas cuja familiaridade com as tradições persas [era] indiscutível”.
MOMIGLIANO, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Trad. Maria B. B. Florenzano. Bauru, SP: EDUSC,2004, p.28.
A respeito dos argumentos que atestam essa afirmativa de Momigliano, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Existem evidências irrefutáveis de que historiadores gregos e judeus estavam em contato com os persas.
( ) O florescimento da historiografia grega estava relacionada à ascensão dos estudos antropológicos.
( ) Embora Heródoto nunca tenha estado na Pérsia propriamente dita e nem falasse qualquer língua estrangeira, pode-se verificar que suas histórias são repletas de tradições persas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
42_00.png (351×153)

A expressão “Era Axial” indica um período de renovação espiritual que teria ocorrido simultaneamente nas grandes civilizações antigas do Ocidente e do Oriente, no primeiro milênio AEC. Na China, surgiram o taoísmo e o confucionismo; na Índia, o budismo; no Irã, o zoroastrismo; na Palestina, o profetismo monoteísta; e na Grécia, a filosofia.
Com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir, sobre as grandes mudanças que ocorreram durante a Era Axial.
I. Afirma-se o espaço político e intelectual da polis e, com ela, a figura do filósofo capaz de explicar conceitualmente a conexão lógica entre a esfera do divino e a da verdade. II. Afirma-se o monoteísmo na Palestina, fortalecendo uma religiosidade baseada na Lei e nos Profetas, com a valorização da responsabilidade ética do homem diante do Criador. III. Afirma-se o zoroastrimo, uma religião dualista que interpreta o universo por meio da oposição entre os princípios transcendentes do Bem e do Mal.
Está correto o que se afirma em