Filtrar


Questões por página:
O crescente fértil foi a região que possibilitou o maior desenvolvimento agrícola, na chamada Antiguidade Oriental. Tal região englobava parte do Egito e do Oriente Médio e era composta por importantes rios que transportavam matéria orgânica e fertilizava o solo. Algumas das maiores civilizações da Antiguidade se desenvolveram nesta região. Assinale, a seguir, alguns dos rios que compunham o crescente fértil.
O Egito antigo desperta muito fascínio até os dias atuais. Foi uma grande civilização, que desenvolveu gigantescas construções, uma agricultura rica e uma cultura única. Dentre seus aspectos culturais, sem dúvida, a religião é um dos mais interessantes, pois defendia a existência da vida após a morte e possuía deuses com formas humanas e animais. Assinale, a seguir, a alternativa que indica, corretamente, a religião egípcia.
Os povos antigos desenvolveram várias habilidades e ferramentas que marcaram época e que são importantes até os dias de hoje. Alguns desses desenvolvimentos podem ser apontados como tendo sido criados pelos povos fenícios. São consideradas as principais características dos povos fenícios:
Dizia o pensador Jacques Bossuet: “se Deus retirar sua mão o mundo voltará ao nada, ao vazio; se a autoridade do príncipe deixar-se de sentir no reino, tudo e todos cairão no caos da maior confusão”.
(Jacques Bossuet. Politique tirée des propres paroles de l’Écriture sainte. Publicado postumamente em 1709. Tradução dos autores: Política das Sagradas Escrituras. In: Severiano Montero. História de las CIvilizaciones. Madrid: Akal Ediciones, s/data, p.201. Adaptado.)
A afirmação de Bossuet inaugurou uma justificativa para o poder do rei na Idade Moderna. Porém, uma ideia semelhante à desenvolvida por Bossuet existia em povos antigos. “O nome da teoria de Bossuet e o povo antigo no qual se pode encontrar similaridade com sua teoria são _____________________, sendo algo parecido existente ____________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Dividida em províncias, que ficaram conhecidas como satrapias, as terras eram consideradas como propriedades do império e cultivadas pelas comunidades. Considerando as características destacadas, podemos afirmar que estas se referem