Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o acesso aos equipamentos e a inclusão digital na educação implica essencialmente:


( ) o acesso aos equipamentos digitais dependem das dimensões da inclusão digital na unidade de ensino, que envolve somente a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;
( ) a inclusão digital na unidade de ensino depende exclusivamente da tecnologia digital envolvendo a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;

( ) o acesso aos equipamentos é somente uma das dimensões da inclusão digital na unidade, que envolve mais que a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;

( ) apenas disponibilizar tecnologia nas unidades de ensino, não significa incluir as pessoas na cultura digital e não garante a qualificação da educação escolar.


Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
A sigla TICs no contexto educacional, da rede privada e pública da educação básica de ensino significa:
“As tecnologias digitais surgiram, então, como a infraestrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento”. (Lévy,1999)

Analise o texto e assinale a alternativa correta sobre tecnologia e a educação.
As práticas educativas aliadas à tecnologia que fundamenta o papel do Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional na rede Municipal de Ensino de Florianópolis têm a função de:
O Núcleo de Tecnologia Municipal constituiu-se como espaço de formação continuada voltada para o uso pedagógico das TIC na educação, visando preparar professores/as e estudantes para atuarem criticamente com essas tecnologias, na abordagem do campo da Mídia-Educação. Como destacado no trecho:

“[...] estimular as diferentes formas de inserção da Mídi-aEducação na escola e na comunidade e fortalecer as redes de observação da produção cultural de mídia para a infância e a juventude e das experiências escolares” (FLORIANÓPOLIS,2006).

Diante a afirmativa, qual objetivo a ser alcançado pela escola, visto que o avanço das tecnologias digitais institui novas formas de aprender e produzir conhecimento e, por consequência, novos modos de ensinar, envolvendo diferentes modalidades de linguagem?