Questões de Concurso
Filtrar
1.007 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 202
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Na coletânea organizada por Arantes, os autores além de defenderem que a afetividade constitui dimensão central do processo educativo, atravessando tanto a construção do conhecimento quanto a formação ética e relacional dos alunos.
Nesse contexto analise as afirmações que seguem:
I.A afetividade, portanto, seria um termo genérico que dá qualidade ao que é afetivo, que dá significado ao conjunto de afetos que sentimos em relação a nós mesmos e aos demais, à vida, à natureza etc.
II.Há uma dualidade estabelecida nas esferas científica e escolar que distancia a cognição da afetividade, a razão da emoção, uma vez que essas dimensões são dissociáveis no funcionamento psíquico humano, necessitando de planejamento para um desenvolvimento correto e assertivo.
III.A escola que surge preocupada com a educação integral, considera e integra em seu cotidiano o papel dos afetos, dos sentimentos, das emoções e dos valores, e precisa reorganizar seus conteúdos e os espaços, os tempos e as relações interpessoais.
Está correto o que se afirma em:
Nesse contexto analise as afirmações que seguem:
I.A afetividade, portanto, seria um termo genérico que dá qualidade ao que é afetivo, que dá significado ao conjunto de afetos que sentimos em relação a nós mesmos e aos demais, à vida, à natureza etc.
II.Há uma dualidade estabelecida nas esferas científica e escolar que distancia a cognição da afetividade, a razão da emoção, uma vez que essas dimensões são dissociáveis no funcionamento psíquico humano, necessitando de planejamento para um desenvolvimento correto e assertivo.
III.A escola que surge preocupada com a educação integral, considera e integra em seu cotidiano o papel dos afetos, dos sentimentos, das emoções e dos valores, e precisa reorganizar seus conteúdos e os espaços, os tempos e as relações interpessoais.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Na obra "Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas" organizada por Valéria Amorim Arantes, a afetividade é tratada como dimensão constitutiva do processo educativo, articulando-se ao desenvolvimento cognitivo e à construção das relações sociais na escola. Considerando as proposições teóricas discutidas, assinale a alternativa que expressa corretamente essa compreensão.
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Kamii, fundamentada em Piaget, problematiza a ideia de que o número possa ser ensinado como conteúdo acabado e defende que sua compreensão emerge de processos construtivos próprios da criança, que vez que:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Uma professora de Ciências do 5º ano pergunta a um aluno: "Por que você acha que a lua aparece à noite?" O aluno responde: "Porque ela tem luz própria, mas só gosta de brilhar quando o sol se esconde."
A professora sorri e registra a fala, mas não corrige de imediato, pois considera que a resposta expressa um modo específico de pensar. Ela planeja propor experiências e debates para que os alunos confrontem hipóteses diferentes sobre o fenômeno. Com base na leitura piagetiana apresentada por Seber:
A professora sorri e registra a fala, mas não corrige de imediato, pois considera que a resposta expressa um modo específico de pensar. Ela planeja propor experiências e debates para que os alunos confrontem hipóteses diferentes sobre o fenômeno. Com base na leitura piagetiana apresentada por Seber:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a perspectiva vigotskiana, o desenvolvimento humano rompe com a ideia de linearidade, ao destacar que a aprendizagem não apenas acompanha, mas pode impulsionar o desenvolvimento, à medida que as interações sociais e as práticas educativas favorecem a emergência de novas competências cognitivas e sociais. Nesse sentido, Vigotsky propõe que o processo de aprendizagem e desenvolvimento deve ser compreendido a partir do(a):