Filtrar


Questões por página:
Macedo (2008), apresenta as seguintes definições:

A ____________, construída pelos outros, é a imagem que as pessoas têm sobre o indivíduo deficiente. O próprio indivíduo também tem uma autoimagem, nomeada por Goffman (1982) de ___________, que em geral é construída com os elementos que o senso comum usa para montar o quadro da identidade pessoal. A(O) ___________ é como cada pessoa elabora a imagem de seu próprio corpo, acentuando ou modificando as diferentes partes em função dos mecanismos de sua personalidade e de todas as suas vivências. Já o processo do indivíduo organizar suas experiências, reais ou imaginárias, e desempenhar a função de autorregulação deve ser denominado de ___________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al.,2007) a plasticidade do Sistema Nervoso acontece no curso do desenvolvimento neurológico. Durante o 1° ano de vida da criança, percebem-se alterações constantes de sua expressão motora com progressivo incremento de habilidades. Essa evolução normal corresponde às aquisições do desenvolvimento motor normal, determinado filogeneticamente, ao longo da evolução. A qualidade de oportunidades e experiências da criança interfere de uma forma ou de outra em sua evolução.

Assinale a alternativa que corretamente aponta para o que ocorre, de acordo com as autoras, no caso de pessoas que sofreram lesões neurológicas.

Uma professora do quarto ano do ensino fundamental propõe como tarefa para a sua turma a transferência de líquido de um recipiente mais alto para um recipiente mais largo. A finalidade do experimento consiste em provocar a compreensão de que a quantidade de líquido não muda entre um recipiente e outro, trabalhando com a ideia de conservação.


Tendo como base a teoria de Piaget acerca dos estágios do desenvolvimento da aprendizagem, o estágio exemplificado é o

A corrente de pensamento construtivista, que tem Jean Piaget (1896-1980) como seu principal expoente, sustenta uma perspectiva que se tornou célebre acerca da aprendizagem.


O processo de aquisição do conhecimento, de acordo com o construtivismo, ocorre por meio

Não se fala de autoestima, paixões, frustrações, alegrias, desencantos, comunicação interpessoal, ética, solidariedade e outros itens como se fala de logaritmos ou de eletrodinâmica. (...) Temos obtido interessantes resultados com o emprego de estratégias de sensibilização, em que o papel do capacitador muda de feição. Já não é mais o professor falando, ensinando, expondo os saberes que melhor conhece para quem não os conhece bem; é, efetivamente, um professor-capacitador que conhece jogos operatórios, sabe trabalhar estudos de caso, aprendeu estratégias para aguçar sensibilidades e as utiliza para propor discussões, sugerir debates, angariar depoimentos e, raramente, eleger concussões.


ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender.

Porto Alegre: Artmed,2002, p.65.


A aula descrita pelo trecho supracitado tem como foco central o desenvolvimento de capacidades