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Questão Anulada
Por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realiza o diagnóstico da educação por meio de testes e o monitoramento dos resultados com base nos cálculos das taxas de abandono, aprovação e reprovação apurados pelo Censo Escolar. Essa base de cálculos leva ao resultado da qualidade do ensino instituído pelo:
Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, com base na Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.

( ) Produzirá, no máximo, a cada 4 anos, indicadores de rendimento escolar e de avaliação institucional.

( ) A avaliação de desempenho dos estudantes em exames poderá ser diretamente realizada pela União ou, mediante acordo de cooperação, pelos Estados e pelo Distrito Federal, nos respectivos sistemas de ensino e de seus Municípios, caso mantenham sistemas próprios de avaliação do rendimento escolar, assegurada a compatibilidade metodológica entre esses sistemas e o nacional, especialmente no que se refere às escalas de proficiência e ao calendário de aplicação.

Avaliação educacional é um ato eminentemente político, pois sempre está alicerçado e a serviço de um modelo de sociedade. O que denota constantes reflexões política-pedagógica sobre a avaliação do ensino-aprendizagem, em uma perspectiva emancipadora e numa visão pedagógica libertadora e epistemológica sócio-histórica que se concretiza numa dinâmica avaliativa mediadora do processo de desconstrução e reconstrução da práxis pedagógica.


Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/avaliacao-formativa-reguladora-intencionalidadecaracteristicas-e-principios%C2%B9/. Acesso em: 28/03/2021.


Nessa linha de pensamento, a avaliação da aprendizagem ancorada numa perspectiva formativa reguladora apresenta as seguintes características básicas:


I. A natureza classificatória, diversidade de instrumentos rígidos e intencionalidade política.

II. Instrucionista, hierarquização do conhecimento e quantificação do saber adquirido pelo aluno.

III. Atenção à eficácia, à quantificação dos dados para classificação do aluno.

IV. A natureza processual, a diversidade de instrumento e a intencionalidade educativa.

V. A natureza seletiva, competitividade e cumulativa.


É correto o que se afirma em:

Avaliar na Educação Infantil envolve:
I) Maneiras de documentação dos processos e vivências que são reveladoras, tanto dos caminhos percorridos pelas crianças como de nossas concepções como professoras e professores. II) Compreender que a ideia de avaliação não se dirige apenas aos fazeres da criança como produto final, mas ao processo como um todo. III) Considerar a inter-relação com as famílias, a administração das instituições e o contexto social e político.
A respeito da avaliação, assinale a alternativa correta.