Filtrar


Questões por página:
A avaliação é uma atividade constante na prática de profissionais de diversas áreas. O termo avaliação é associado a outros como exame, notas, sucesso e fracasso, promoção e repetência. Assim sendo, a avaliação apresenta as seguintes características, EXCETO:
Quando se fala de avaliação, se pensa nos resultados obtidos pelos alunos. Os professores, os diretores, os pais e os próprios alunos se referem à avaliação como instrumento ou processo para avaliar o grau de alcance de cada aluno em relação a determinados objetivos previstos nos diversos níveis escolares. Nesse sentido, as possibilidades e potencialidades da avaliação se vinculam à forma que as próprias situações didáticas adotam, a saber:
A avaliação diagnóstica tem por objetivo
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a matriz de referência é usada para indicar as habilidades que devem ser avaliadas em cada etapa da escolarização dos alunos e orientar a elaboração de itens de testes e provas pelos órgãos avaliadores. Nas provas aparecem vários ________________, que são os elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A avaliação da aprendizagem é um tipo de investigação e, também, um processo de conscientização sobre a “cultura primeira” do educando, buscando alcançar um objetivo (Romão, 1999). Assinale a alternativa que apresenta esse objetivo.