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De acordo com Christofari e Baptista (2012), na dimensão de classificação e delimitação presente na prática histórica da avaliação da aprendizagem, os corpos deveriam manter-se inertes, em seus lugares, o controle do pensar e do fazer tornava-se elemento pedagógico importante para a aprendizagem. Atualmente, a prática da avaliação da aprendizagem, com a concepção de mensuração, de aferição de resultados de desempenho do aluno, encontra-se na contramão de um movimento que tem buscado considerar que a educação escolar pode ser (re)criada por meio de uma perspectiva de inclusão escolar.
A proposta, portanto, segundo os autores, é
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Segundo o autor do texto, é necessário superar a abordagem classificatória e meritocrática da educação visto que
Conforme Lüdke (In: Silva, Hoffmann e Esteban,2003), o trabalho inovador com projetos requer novos recursos por parte da avaliação. A autora afirma que, enquanto buscava algo que pudesse vir ao encontro das inovações introduzidas pelos projetos, encontrou a ideia de __________, que procuram explicitar itens de avaliação qualitativa aos olhos de professores e alunos. Ao propor graduações de critérios estabelecidos de comum acordo pelos participantes, eles(as) acabam servindo melhor aos __________, essenciais à avaliação na educação básica.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
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Segundo o autor do texto, é necessário superar a abordagem classificatória e meritocrática da educação visto que
O Decreto nº 11.556/2023 institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Conforme esse Decreto, art.30, para fins de monitoramento do Compromisso, serão utilizadas informações do seguinte instrumento de avaliação, entre outros:
I. avaliação _______________, realizada pelas escolas e liderada _______________, com apoio do Ministério da Educação;
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.