Filtrar


Questões por página:
Em face da complexidade da organização federativa brasileira e da atuação do Estado na avaliação e no estabelecimento de padrões de qualidade para a educação básica, a integração da responsabilização entre os diferentes entes federados caracteriza-se principalmente por
O Conselho de Classe é um importante órgão de avaliação e reflexão sobre o processo pedagógico, constituído pela equipe docente e, em alguns casos, pela participação de outros profissionais da escola. Assinale a alternativa que apresenta a correta caracterização das funções do Conselho de Classe em consonância com os ideais preconizados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Questão Anulada

Formulado para medir a qualidade de educação, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado pelo MEC, serve como referência para a implantação de diversas ações, tanto pelo Ministério e pelas redes, quanto pelas escolas de todo o país. Seu cálculo é baseado nas médias alcançadas pelos alunos do 5º e do 9º anos do Fundamental e do 3º do Ensino Médio na Prova Brasil/Saeb e nas taxas de aprovação em cada etapa de ensino.

 

Analise a tabela a seguir, que traz os resultados do Estado do Piauí, Rede Pública (municipais e estadual).

 

Tabela Ideb Piauí - Anos iniciais do ensino fundamental – Rede Pública

Unidade da Federação

 

Ideb 2005

Ideb 2007

Ideb 2009

Ideb 2011

Ideb 2013

Ideb 2015

Meta Ideb 2015

Piauí

 

Anos Iniciais

2,6

3,3

3,8

4,1

4,1

4,6

4,0

Anos Finais

2,8

3,2

3,5

3,6

3,6

3,9

4,0

FONTE MEC/INEP

 

Com base nos dados da tabela acima, é CORRETO afirmar que:

Em relação ao processo de construção do conhecimento e a avaliação descritos no Referencial Curricular Gaúcho, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Compreende-se avaliação como algo inerente aos processos cotidianos e de aprendizagem, em que todos os sujeitos estão envolvidos.
II. O foco da avaliação é fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e diz respeito à construção da autonomia por parte do estudante.
III. A avaliação precisa ocorrer concomitantemente e vinculada ao processo de aprendizagem, numa perspectiva interacionista e dialógica, atribuindo ao estudante e a todos os segmentos da comunidade escolar a responsabilidade do processo de construção e avaliação do conhecimento.
Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada
Analise as assertivas abaixo sobre os tipos de avaliações, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As avaliações diagnósticas devem ser usadas no início do processo de aprendizagem para que os alunos e professores tenham os dados necessários sobre a situação atual do ensino e, dessa forma, possam direcionar melhor o processo de aprendizagem.
( ) As avaliações somativas devem ser intrínsecas e constantes durante o processo de aprendizagem para entender se os métodos aplicados estão sendo eficientes e realmente absorvidos pelos alunos.
( ) As avaliações formativas podem oferecer um panorama geral sobre o processo de aprendizagem com objetivo de obter as informações necessárias sobre as habilidades e aprendizados desenvolvidos ao final de um processo de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: