Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que completa, corretamente, o que Jussara Hoffmann afirma: “A perspectiva de avaliação mediadora pretende, essencialmente, opor-se ao modelo do ‘transmitir-verificar-registrar’ e evoluir no sentido de:
Acerca da avaliação do processo educativo, Cipriano Luckesi propõe que a mesma tenha o caráter de uma avaliação participativa, que é entendida como:

Assinale a alternativa que retrata alguns dos princípios elencados por Jussara Hoffmann acerca de uma ação avaliativa mediadora, defendida pela autora:


I. Atribuir certo/errado e pontos às atividades de avaliação dos alunos.

II. Realizar tarefas individuais menores e sucessivas.

III. Transformar os registros de avaliação dos alunos em anotações significativas.

IV. Aplicar avaliações orais aos alunos, individualmente.

V. Oportunizar aos alunos muitos momentos de expressar suas ideias.

(Concurso Milagres/2018) Canale e Swain (1980) oferecem um arcabouço teórico para a descrição dos diferentes tipos de competência. O modelo desses autores, com a revisão procedida por Canale (1983), representou um grande avanço, dominando a área de avaliação de ensino/aprendizagem de L2/LE durante uma década. Com base nos autores, para que o aluno alcance a competência comunicativa, deve-se desenvolver algumas subcompetências linguísticas, exceto a:
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político.
PORQUE
II. A avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso coletivo e cumulativo que desfavorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.