Questões de Concurso
Filtrar
114 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 23
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
A avaliação escolar é um processo muito diversificado que vai além da simples mensuração de conhecimentos adquiridos, envolvendo também a análise de competências, habilidades, atitudes e valores dos alunos. Suas implicações pedagógicas são profundas, influenciando não apenas o aprendizado individual, mas também a prática docente, o currículo escolar e a cultura de avaliação da instituição educacional como um todo.
Julgue o item que se segue.
O envolvimento dos pais no processo de avaliação escolar é crucial para promover uma parceria eficaz entre a escola, os alunos e suas famílias. Ao comunicar os resultados das avaliações, os professores devem fornecer informações claras sobre os critérios utilizados, incentivando os pais a compreenderem e apoiarem as práticas avaliativas da escola, o que contribui para uma maior colaboração e apoio no desenvolvimento educacional dos alunos.
Para avaliar, é preciso eleger alguns instrumentos, visando basicamente a:
I.Realizar um diagnóstico inicial - identificar as construções já realizadas pelos discentes frente ao conhecimento a ser ensinado.
II.Realizar o acompanhamento das aprendizagens - perceber os encaminhamentos em prol do ensino que propiciaram boas aprendizagens, bem como os que não incorreram em sucesso, possibilitando revisão de estratégias didáticas.
III.Identificar a consolidação, ou não, das aprendizagens - analisar até que ponto as aprendizagens foram consolidadas e orientar novas ações.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. Situa o professor e o aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem, e seus resultados possibilitam definir o caminho e os pré-requisitos que ainda precisam ser construídos.
II. Situa o professor e o aluno durante um processo de ensino e aprendizagem, além de informar os resultados parciais da aprendizagem ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades.
III. Situa o professor e o aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem, toma como base os objetivos propostos bem como expõe os resultados alcançados pelo aluno ou as competências necessárias à determinada aprendizagem.
As afirmativas referem-se, respectivamente, à avaliação