Filtrar


Questões por página:
O Instituto Terroá opera como um hub de tecnologias sociais, promovendo soluções inovadoras que impulsionam o impacto social, ambiental ou econômico nos territórios e organizações em que atua.
Considerando o tempo delimitado para um estudo que tem o propósito de construir um conhecimento sobre tecnologias sociais, os pesquisadores sabem que podem levantar dados de distintas fontes, a saber: (a) relatórios e indicadores que o Instituto oferece; (b) entrevista a lideranças; (c) dados observacionais in situ; e (d) experiências dos membros-chave da comunidade. Assim, é proposto ao grupo de pesquisa um projeto com uso de métodos qualitativos que, nesse contexto, é denominado:
Entre suas metas, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 (redução das desigualdades) prevê promover, até 2030, a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem nacional, condição econômica, religião ou qualquer outra característica. O conceito descrito a seguir é um dos que fundamenta essa meta.

Processo pelo qual indivíduos e grupos socialmente vulneráveis ampliam sua capacidade de agir sobre as próprias vidas e contextos. Envolve a conscientização a respeito dos próprios direitos, a superação de relações de dominação e dependência e a construção de condições para o exercício autônomo da cidadania. Está associado a um processo de redução da vulnerabilidade e de aumento das próprias capacidades dos setores pobres e marginalizados da sociedade, além de ter por objetivo promover entre eles um índice de desenvolvimento humano sustentável e a possibilidade de realização plena dos direitos individuais.

A descrição acima diz respeito ao conceito de:
No debate contemporâneo acerca da função social da escola pública, múltiplas perspectivas se confrontam quanto à sua capacidade de promover a formação crítica, a equidade social e a reprodução ou transformação das estruturas sociais. Considerando os principais referenciais teóricos da sociologia da educação e da filosofia política contemporânea, identifique a correta caracterização da função social da escola pública no contexto atual.
Fleuri (2009) compreende a emergência dos movimentos sociais identitários como uma “rebelião das diferenças”, conforme propõe Stoer. Para Fleuri, ao buscarem reconhecimento como sujeitos socioculturais e políticos, esses grupos rejeitam a posição de objetos passivos de estudo e questionam os ideais normativos que os definem como subalternos ou carentes, submetendo-os a padrões de normalidade.

Nesse sentido, essas rebeliões das diferenças
Uma das práticas que impede o exercício da cidadania, especialmente no que se refere aos direitos e à participação popular, é