Filtrar


Questões por página:
De acordo com a filosofia kantiana, é correto afirmar que
Assinale a alternativa que não apresenta um argumento contra o determinismo .
A respeito do determinismo moral podemos dividir os filósofos em três grandes campos. Os primeiros que defendem que não temos liberdade, mas nossos comportamentos são determinados por forças externas, os segundos que, ao contrário, consideram que por mais que sejamos manipulados ou obrigados a praticar determinados comportamentos, e, finalmente os terceiros que adotam uma atitude de um “determinismo brando”. Uma atitude desses filósofos “brandos” é conceber uma ação “livre”, que normalmente é experenciada como sendo precedido por um ato de vontade ou escolha; e uma ação que não é feita livremente, a qual é precedida por outros eventos ou escolhas. De qualquer forma, afirma Hume, não faz sentido perguntar sobre a causa das escolhas, porque:
De acordo com os filósofos que propõem o princípio do determinismo (por exemplo Holbach) de nossas ações, pensamos de forma ilusória que somos livres, embora na verdade não o sejamos. Por quê?
Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
A “liberdade” é um sentimento e um valor que busca evitar que o homem seja submetido ao controle externo ou coerção e permite que ele tome decisões independentes e aja de acordo com sua vontade. A liberdade em um sentido político é livre de subjugação. No sentido econômico, a liberdade significa expressar e trabalhar na área desejada para ganhar a vida; no sentido ético, a liberdade significa tornar alguém livre do controle dos outros. É também a capacidade de as pessoas se expressarem livremente e desenvolverem seu potencial. Refletindo sobre essa questão assinale a alternativa incorreta.