Filtrar


Questões por página:
O filósofo contemporâneo Thomas Kuhn afirma que em diferentes épocas as teorias científicas instituem métodos e definições dos seus objetos, constituindo matrizes de investigação e de pensamento, as quais denominou:
Para o filósofo alemão Immanuel Kant (1724- 1804), a arte diferencia-se da natureza por ser uma atividade racional e livre. Assim, uma teia de aranha, embora possa parecer bela, não é uma obra de arte, já que se trata de uma tarefa mecânica e natural. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa:
O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. Geralmente, o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração. A razão filosófica mantém a necessidade de ir além do senso comum.
Infere-se do texto:
Uma das teorias mais conhecidas de Sócrates é a da virtude. O filósofo considerava o ser humano sob o ponto de vista da interioridade.
O que seria então a ética socrática?
A partir do século V a.C começa uma nova fase da filosofia grega, a preocupação deixa de ser a cosmologia para atentar mas precisamente para o ser humano. O ideal de homem, para os gregos, passa a ser o cidadão, que toma o lugar do guerreiro aristocrático do período homérico. O homem agora tem que saber usar uma nova arma, a palavra. Isso é o resultado da democracia.
Nesta época surge uma figura nas ruas da Grécia que usava suas habilidades para ensinar a arte da retórica. Este profissional seria o: