Filtrar


Questões por página:
Análises filosóficas são classificadas de terapêuticas, ao aspirarem curar o pensamento e a fala de noções metafísicas, de “fantasmas” que embora nem designem nem expliquem, ainda perseguem a mente.
Escreva 1 para os itens que reproduzem o típico pensamento terapêutico, de correção do comportamento filosófico, e 2 para os itens que se referem a comportamentos que necessitariam de tal terapia.
( ) O sensualismo e o materialismo têm força em situação em que o instinto vital e a necessidade material não estão satisfeitos. ( ) Exclusão de conceitos capazes de relacionar tal comportamento à sociedade como um todo. ( ) A apresentação de alternativas consideradas meras especulações, sonhos e fantasias. ( ) Apresentação de elementos que ultrapassem o universo do discurso estabelecido.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens: I. revelar a subversão do contingente por um outro princípio de realidade; II. incluir a sensibilidade, imaginação e razão, emancipadas da lógica da dominação; III. considerar a arte vigente como decadência burguesa; IV. associar-se à representação de uma classe específica.
Corresponde a ação que caracteriza a arte como elemento do sistema hegeliano somente o que consta em
Atente para a seguinte observação de Adorno: “A lógica formal almejava validade universal para as leis do pensamento. (O homem teve que criar uma harmonia teórica para além da discórdia do real.) Todos os objetos do pensamento são universais mas, é igualmente verdade que o significado supraindividual, a universalidade do conceito não é meramente formal é constituída na inter-relação entre sujeitos (pensantes ou atuantes) e seu mundo.
Atente para o que se diz a seguir e, com base na observação de Adorno, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Sob a regra da lógica formal, a noção de conflito entre essência e aparência é prescindível, se não, insignificante. ( ) A lógica formal, não transcende sua própria estrutura, permanece analítica. ( ) Há uma dissociação entre a neutralidade semântica da lógica formal e a necessidade de domínio do aparato tecnocrático. ( ) A compreensão da lógica tecnológica destaca as contradições sociais da realidade estabelecida.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Se a verdadeira realidade, para uma estética idealista, só se encontra para lá da imediatidade da sensação e dos objetos externos. A partir do seguinte trecho da Introdução à Estética, de Hegel, assinale com V a afirmação verdadeira e com F a falsa:
“...toda a esfera da realidade interior e da realidade exterior empíricas se deve chamar, num sentido mais forte do que o reservado à arte, o mundo de mera ilusão e amarga decepção, e não mundo da realidade. A verdadeira realidade só se encontra para lá da imediatidade da sensação e dos objetos externos”. ( ) A imediatidade das sensações revela o mundo como mera ilusão. ( ) A realidade interior empírica é compreendida como amarga decepção. ( ) O mundo da arte, aparência da verdade, revela o engano do cotidiano. ( ) Nessa citação, a esfera das realidades empíricas constitui-se elemento do concreto verdadeiro.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Pode-se compreender a violência como um ato ético? Para avaliar o problema ético da revolução, será necessário compreender a relação entre meios e fins; será necessário compreender a relação de reciprocidade entre o imperativo categórico e o hipotético. A máxima “Os fins justificam os meios” pode ser considerada coerentemente ética se
I. os meios repressivos determinarem por si, a qualidade dos fins. II. os fins estiverem operando nos meios repressivos para atingi-los. III. a qualidade dos fins for negligenciada pela lógica dos meios. IV. os meios repressivos não traírem a qualidade dos fins.
Estão corretas somente as complementações contidas em