Filtrar


Questões por página:
Considerando as possibilidades de aprendizagem que se apresentam nas diferentes faixas etárias, faz-se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades de ordem afetiva e cognitiva, embora a criança desenvolva suas capacidades de formas diversas. Dessa forma, assinale a alternativa correta a seguir.

Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento que está presente no cotidiano de modo intenso das crianças, pela intervenção do professor ou familiares, além de outras situações de convívio social da criança. Com essa perspectiva, analise as afirmações a seguir.


I. A linguagem musical promove o equilíbrio centrado na experimentação e imitação.

II. A linguagem musical possibilita um exercício sensível e expressivo na criança.

III. A linguagem musical tem estrutura e características próprias, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.

IV. A linguagem musical busca desenvolver o prazer da escuta e a capacidade de observação das crianças

V. A linguagem musical é um sistema de produção independente que integra as várias dimensões da criança.


Estão corretas as afirmativas:

É difícil explicar a imobilidade a que são submetidas as crianças quando entram na escola.


FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione,1989, p.12.


Na educação de crianças, a repressão do movimento do corpo é

No que concerne à criança e aos espaços formativos, a crítica da tirinha aponta para o(a)

Dadas as afirmativas quanto aos princípios pedagógicos de Pestalozzi, I. A educação consiste no desenvolvimento das capacidades humanas, para o que se ensina o aluno a memorizar, a saber executar e a repetir. Por isso, é preciso educar o espírito (cabeça), a emoção (coração) e a ação (mão). II. A educação deve seguir a natureza: criança como planta que se desenvolve. É preciso descobrir as leis do desenvolvimento natural, intelectual, físico, moral. III. Na educação, a impressão sensorial é o alicerce de todo o conhecimento: primeiro as coisas, depois as palavras (lições das coisas). IV. As lições (a aula) visam fazer o aluno memorizar conteúdos, para formar na mente impressões sensíveis a uma realidade prática e direta. verifica-se que estão corretas