Filtrar


Questões por página:
Quando o condutor envolvido em um acidente de trânsito, tendo condições, deixa de prestar socorro à vítima, ele comete
Leia as informações, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). Em determinadas condições, deixar de prestar socorro à vítima de acidente, ou pessoa em perigo iminente, pode ser caracterizado como crime. Neste aspecto pode-se tomar as primeiras providências no local do acidente, providências estas conhecidas como primeiros socorros, o que consiste no atendimento inicial e temporário, até a chegada de um socorro profissional. São providências consideradas de primeiros socorros:
( ) uma rápida avaliação da vítima. ( ) aliviar as condições que ameaçam a vida ou que possam agravar o quadro da vítima. ( ) acionar corretamente um serviço de emergência local.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os órgãos e as entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem objetivamente – no âmbito das respectivas competências – por danos causados aos cidadãos em virtude da omissão ou do erro na execução dos seus programas.
II. O condutor que tenha o propósito de ultrapassar um veículo de transporte coletivo que esteja parado, efetuando embarque ou desembarque de passageiros, deverá reduzir a velocidade, dirigindo com atenção redobrada ou parar o veículo com vistas à segurança dos pedestres.
III. Em relação aos crimes de trânsito, é correto afirmar que dirigir automóvel na via pública sem possuir permissão para dirigir ou habilitação é crime de perigo concreto, cuja tipificação exige a prova de geração do perigo de dano.

Marque a alternativa CORRETA:
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a embriaguez na direção de veículo automotor:
Gael, que conduzia uma motocicleta em via pública, é parado em uma blitz realizada pela polícia, com o apoio da Guarda Municipal. O policial responsável pela ordem de parada solicita a CNH do condutor, que informa ser adolescente e, portanto, não habilitado. Diz, ainda, que foi um amigo, maior de idade, quem lhe emprestou o veículo, ainda que soubesse que Gael não era habilitado. Gael, mesmo sendo adolescente, respeitava todas as demais regras de trânsito em via pública, não gerando perigo concreto em sua conduta. Considerando unicamente as informações contidas no texto e os tipos penais previstos no Código de Trânsito Brasileiro, Gael: