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“Muitas atividades práticas de OM podem ser sugeridas para a aplicação de uma reabilitação baseada na transdiciplinaridade [...], usando a pedagogia de vivências externas para que o aluno possa aprender conteúdos de sala de aula nas técnicas de OM”. Considerando o tema abordado nesse fragmento sobre as práticas de Orientação e Mobilidade (OM), o estudante pode aproveitar para encontrar novas pessoas e suas origens, utilizando os conteúdos de ______________, conhecer novos cheiros e aromas a partir dos temas trabalhados em _______________, conhecer terminais de ônibus e os novos caminhos da cidade e do bairro tendo como referência os conceitos trabalhados em ________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Ao invés de tratar as disciplinas de forma isolada, a interdisciplinaridade busca estabelecer relações entre elas, promovendo a troca de conhecimentos e a construção de um aprendizado mais significativo. Não depende apenas da boa vontade, de intenções e propostas externas, mas das condições científicas, sociais e institucionais. Sem prestar atenção às relações entre poder e conhecimento, é difícil estabelecerem-se padrões interdisciplinares produtivos. Dentre as razões que justificam epistemologicamente a interdisciplinaridade, encontramos os princípios da:
I. Unidade e multiplicidade. II. Continuidade e descontinuidade. III. Complexidade e emergência. IV. Homogeneização do conhecimento.
Está correto o que se afirma em
No contexto do Planejamento de Ensino, a articulação entre os diferentes componentes curriculares é essencial para promover uma aprendizagem significativa. Qual conceito pedagógico descreve essa abordagem de integração entre disciplinas, visando a contextualização do conhecimento?
A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis e todas as etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular. Sendo assim, uma criança de quatro anos, com deficiência física, deve estar matriculada:
Ao analisar Diversidade e Currículo no documento Indagações sobre o Currículo, Caderno 4, Gomes (2008) afirma que a diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Por mais que a diversidade seja um elemento constitutivo do processo de humanização, há uma tendência nas culturas, de um modo geral, de ressaltar como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente. Tal fenômeno é denominado pela autora como