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Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental (BRASIL,2018).
Relacione as Colunas 1 e 2 abaixo com a unidade temática Esportes.
Coluna 1 Tipo 1. Marca 2. Precisão 3. Rede/quadra dividida 4. Invasão
Coluna 2 Conceitos ( ) Reúne modalidades que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período em que o objeto do jogo está em movimento.
( ) Conjunto de modalidades que se caracteriza por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/do campo defendida(o) pelos adversários, protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo.
( ) Conjunto de modalidades que se caracteriza por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.
( ) Conjunto de modalidades que se caracteriza por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas e a pontuação estabelecida em cada tentativa ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Competência Geral 2, BNCC:
“Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.”
A Base Nacional Comum Curricular aborda o princípio da interdisciplinaridade, com o intuito de promover compreensão contextualizada e mais completa da realidade.
Sobre a Competência Geral 2, assinale a alternativa que representa corretamente atividade interdisciplinar que contribui diretamente para o desenvolvimento dessa competência.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o desenvolvimento de competências gerais.
Nessa direção é correto afirmar que o trabalho com metodologias ativas contribui com os estudantes porque:
A elaboração do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) de um curso de graduação deve ser orientada por uma série de diretrizes institucionais e legais que asseguram a coerência entre a formação oferecida e os objetivos educacionais do país. Com base na legislação vigente, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e nos princípios da gestão acadêmica, analise as proposições abaixo:
I.O PPC deve conter a identidade do curso, incluindo perfil do egresso, competências, habilidades, estrutura curricular, formas de avaliação e políticas de extensão, pesquisa e internacionalização, mesmo quando não houver adesão institucional a estas políticas.
II.A implementação do PPC exige participação ativa de colegiados, núcleos docentes estruturantes (NDEs) e instâncias administrativas, de forma a garantir o alinhamento entre a proposta curricular e os recursos institucionais disponíveis.
III.A avaliação do PPC deve ser periódica, preferencialmente anual, com foco principal nos indicadores de desempenho discente, tais como evasão, retenção e conceito ENADE.
IV.Alterações significativas no PPC devem seguir trâmites institucionais e legais, incluindo aprovação nos colegiados superiores e comunicação ao órgão regulador competente, conforme as normativas do MEC.
V.O PPC deve, obrigatoriamente, contemplar metodologias ativas de ensino-aprendizagem, independentemente da área de conhecimento ou das condições reais da instituição.
Considerando as proposições acima, assinale a alternativa que apresenta corretamente as afirmativas verdadeiras:
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A teoria do currículo estuda os fundamentos, as finalidades, os conteúdos e as práticas escolares organizadas para a formação dos sujeitos. Ela analisa o que é ensinado, como é ensinado, por que é ensinado e quem decide sobre isso. Segundo a teoria curricular de Michael Apple, o conceito de "currículo oculto" refere-se especificamente ao conjunto de: